Em edições anteriores falámos na existência das várias Escolas de Feng Shui e ao longo das próximas edições iremos falar um pouco de cada uma.
A Escola da Bússola ou do Compasso tem como base principal o método das oito direcções e em que são considerados os quatro pontos cardeais – Norte, Sul, Este, Oeste - e os quatro pontos intercardeais – Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste.
Segundo os orientais, o tempo e o espaço estão sempre aliados e fazem parte um do outro tal como o Yin e o Yang. Por esta razão, a cada sector estão associados trigramas, tipos de energia, elemento, características, um determinado período de tempo, uma parte do corpo, um membro da família, etc.
Os passos para efectuar este cálculo passam por determinar o centro do espaço e efectuar a medição com uma bússola num local específico da habitação. Com esta medição marca-se o Norte. Depois são desenhados os oito sectores na planta que distam 45 graus uns dos outros.
Posto isto passa-se à interpretação do cálculo relacionando-o directamente com o espaço, com os objectivos da consulta e com a(s) pessoa(s) em causa.
Este método, pode e deve ser usado em simultâneo com cálculos mais avançados, mas só por si, já nos permite tirar uma série de conclusões e atingir os objectivos a vários níveis.