Artigos
O que escrevemos
Astrologia do Ki 2016

A astrologia do ki é um sistema com raízes na metafísica chinesa mas popularizado e desenvolvido na China. É uma forma astrológica simples porque está baseada em apenas nove estrelas. Isto embora se possam combinar a estrelas do ano, mês e também o animal do ano para análises mais elaboradas. Esta previsão é uma previsão generalista baseada apenas no ano de nascimento. Para determinar o ming gua do ano de nascimento consulte a tabela no fim deste artigo. Por favor note que o ano começa por volta do 4 de Fevereiro. Por exemplo se nasceu em Janeiro, considere o ano anterior.

por João Borges, diretor da Escola Nacional de Feng Shui.

As 5 transformações

No próximo mês de Fevereiro vamos entrar no ano 3 segundo a Astrologia do Ki das 9 Estrelas. Os anos 3 (elemento Árvore), caraterizam-se pela sua energia dinâmica, direcionada, impetuosa e pelo seu desenvolvimento rápido.

Cada pessoa, segundo a sua data de nascimento, tem um número associado – Ming Guá Masculino – podendo ser Água 1, Solo 2, Árvore 3, Árvore 4, Solo 5, Metal 6, Metal 7, Solo 8 ou Fogo 9.

Para saber o que 2015 lhe reserva segundo esta astrologia é necessário saber o seu Ming Guá.

Astrologia do Ki das 9 Estrelas
Através de cálculos que fazem parte da astrologia Chinesa, designadamente por Astrologia do Ki das 9 Estrelas, podemos também determinar as melhores direcções para viajar num determinado ano, mês ou dia.

Para tal usam-se a data de nascimento e o quadrado mágico respectivo ao ano que se quer viajar.

Astrologia do Ki das 9 Estrelas

A Astrologia do Ki das 9 Estrelas é uma das astrologias mais antigas do mundo e deriva do I Ching.
Durante as próximas edições iremos abordar algumas temáticas deste assunto, estudando o perfil energético das pessoas. Note-se que o que se irá falar são tendências gerais e não se um individuo é “assim ou assado”.
Este tipo de astrologia está ligada às Cinco Transformações (Água, Árvore, Fogo, Solo e Metal), e por sua vez ao dia, mês, ano em que nascemos.
Em cada ano existe uma destas energias dominantes. Este ano de 2011 é um ano de Metal, pelo que as pessoas que nascerem neste ano absorvem mais esses atributos. Isto aplica-se ao dia, mês, ano, sendo o ano mais importante. Para saber qual a sua transformação, é necessário calcular o seu Lo Shu Masculino:
Somam-se os vários números do ano em que nasceu e subtrai-se esse número a 11, tendo o resultado ser entre 1 e 9.

Exemplo:

Este texto vem no seguimento do artigo "Astrologia do Ki das 9 Estrelas – As Características dos Indivíduos", onde pode aprender como calcular o seu número.

Os “Água 1” são reservados, secretos e espirituais, geralmente muito interessados neste tema. Independentes, adaptáveis e flexíveis, dizem que sim a tudo, mas só fazem o que entendem.
Têm um sentido de direcção muito forte e uma capacidade de análise e orientação profunda, sedimentada no longo percorrer dos Tempos.
Não se afligem aos primeiros sinais, confiando que suplantadas as dificuldades iniciais, o futuro se encarregará de proporcionar uma segunda fase da vida mais enriquecedora, mais confortável.
Geralmente não são brilhantes nas aulas antes reservados, que ocupam com discrição os lugares ao fim da sala. No entanto vão acumulando energia e quando chega o momento de reagir, fazem-no de forma convicta e determinada.

Este texto vem no seguimento do artigo "Astrologia do Ki das 9 Estrelas – As Características dos Indivíduos", onde pode aprender como calcular o seu número.

Os “Árvore”, tanto 3 como 4, são considerados os filhos mais velhos, e como tal, são considerados mais sérios e responsáveis. São também os pioneiros que abrem o caminho aos outros. São futuristas e idealistas. Aprendem à custa do esforço e do sofrimento. Não pensam tanto nas coisas, nem são calculistas. São criativos, brilhantes e frescos, mas menos estáveis. Para os Árvore 3, quando no limite da saturação, tudo explode à sua volta! Já os “Árvore 4” envolvidos na sua redoma, caracterizam-se pela volatilidade que os transporta, num segundo, de um a outro extremo.

Este texto vem no seguimento do artigo "Astrologia do Ki das 9 Estrelas – As Características dos Indivíduos", onde pode aprender como calcular o seu número.

Os “Árvore 4” são conhecidos como potenciais revolucionários. Têm geralmente uma natureza suave, muito sensível, criativa e mutável. Mas tanto podem ser uma brisa como um furacão, passando facilmente de um estado para o outro. Os “Árvore 4” estão ainda associados a viagens e há neles uma constante disponibilidade para a aventura, para o contacto com outras realidades e novos horizontes, num incessante percurso para a liberdade. São dotados de uma significativa eloquência que lhes proporciona alguma capacidade de influenciar mas, por outro lado, deixam-se por vezes ser envolvidos por uma áurea de ingenuidade, por uma visão romântica da Vida, por uma vontade de mudar o Mundo e o Estado Social.

Este texto vem no seguimento do artigo "Astrologia do Ki das 9 Estrelas – As Características dos Indivíduos", onde pode aprender como calcular o seu número

Os “Fogo 9” são tendencialmente pessoas sociáveis, extrovertidas, animadas, conhecem e são conhecidos. São atraídos por pessoas famosas. Gostam e atraem o brilho e movimentam-se com frequência entre as luzes da ribalta. Sentem-se frustrados com compromissos. São orgulhosos, honestos e trabalham arduamente para atingirem os seus objectivos
Os “Fogo 9” podem ser a luz da rua e a escuridão da casa. Fazem vir ao de cima aquilo que os outros têm de melhor e conseguem-no porque são muito abertos a nível emocional.
Geralmente são pessoas bonitas e os seus olhos destacam-se pela sua beleza.
No amor são muito apaixonados e recebem convites amorosos com frequência.

Este texto vem no seguimento do artigo "Astrologia do Ki das 9 Estrelas – As Características dos Indivíduos", onde pode aprender como calcular o seu número

Os “Solos” 2 são ternos, orientados para a família, dependentes, maternais, gostam de dar e contribuem para o bem-estar da comunidade. São um pouco idealistas, mais vocacionados para a fantasia do que para a realidade. São muito sensíveis a choques emocionais, mas introvertidos, guardando para si sem se revelarem muito.
Porque não são bons a delegar tarefas e funções, assumem todas as responsabilidades e acabam vítimas dessa incapacidade.
Por outro lado, os “Solo 2” caracterizam-se ainda pela vontade de controlar, assumem uma postura superior mas que não é mais do que o culto da “imagem” ao serviço da sua auto-defesa.
Mas, para alcançarem sucesso na vida, têm de ser pacientes. O que conquistam, fazem-no a pulso e, geralmente, obtêm melhores resultados na segunda fase da sua existência.
São melhores em tarefas específicas do que em grandes projectos, já que têm a tendência para se dispersar.
Muitos homens “Solo 2” têm tendência para mulheres “Metal 7”.

Este texto vem no seguimento do artigo "Astrologia do Ki das 9 Estrelas – As Características dos Indivíduos", onde pode aprender como calcular o seu número

Os “Solo 5”, geralmente, são pessoas muito poderosas, moralistas e imprevisíveis, com tendência para extremismos. Têm um ar arrogante que julgam sempre saber tudo mas, no seu íntimo há uma considerável marca de timidez e honestidade.

É o número com maior potencial e com grande resistência ao stress. São muito independentes mas, na maior parte dos casos, dependem de fortes e significativos impulsos exteriores. São resistentes, frontais, egocêntricos e a quem não incomoda destruir tudo para começar de novo já que se assumem sempre no centro de cada projecto. Não parecem ser muito afectuosos. São bons educadores e podem sempre alcançar os objectivos que assumirem. No amor, são mais uma vez de “tudo ou nada”. São possessivos, valorizam o afecto mas, se a paixão diminui, desligam para noutra oportunidade começar tudo de novo. Os Solo 5 são conhecidos por serem fantasistas e têm uma forte tendência para se envolverem em situações invulgares.

Com o dinheiro, são hábeis a fazê-lo crescer. São bons a arriscar. Todavia podem perder tudo, mas têm a capacidade de começar de novo. Por vezes podem ser sovinas.
Fisicamente são fortes, robustos, trabalhadores e saudáveis. Usualmente, quando têm problemas de saúde, é devido ao excesso de trabalho. Devem ter cuidado com o pâncreas.
Os “Solo 5” têm tendências para profissões ligadas à administração, à política, aos bancos e à bolsa.

Este texto vem no seguimento do artigo "Astrologia do Ki das 9 Estrelas – As Características dos Indivíduos", onde pode aprender como calcular o seu número

Há uma tendência natural nos “Solo 8” para questionar, para pôr em causa as evidências, enfim, para uma postura de “oposição” embora de forma discreta, sem o assumirem de forma imediata e concreta. São trabalhadores, dedicados, sociáveis, comunicativos e avessos a dependências.
São introspetivos, preferem o isolamento e têm alguma dificuldade em se abrir apesar de, sem ostentação, gostarem de acompanhar as tendências da moda.
Fiéis ao seu circulo de amizades, um apurado sentido de justiça conduze-os a uma relativa seletividade e a um certo cuidado na admissão de novos elementos na sua esfera privada com a qual privam sem manifestações de entusiamo ou de evidente euforia.

Este texto vem no seguimento do artigo "Astrologia do Ki das 9 Estrelas – As Características dos Indivíduos", onde pode aprender como calcular o seu número

Os “Metal 6” são pessoas com garra. São determinados, disciplinados, gostam de ordem, ética, rigor, são muito claros sobre os seus gostos e expressam-se de forma frontal e honesta. São conservadores e assumem uma postura de respeito para com os mais idosos.
 
Representam a liderança e o poder. Egocêntricos, não se adaptam muito bem às ideias dos outros nem à mudança. Gostam de mandar e de controlar as situações. Não simpatizam muito com pessoas de riso fácil e optam por uma certa distância para com os mais jovens.
São perfeccionistas.
 
Por sua vez, as jovens “Metal 6”,  podem ter tendência para uma ligeira masculinidade, apresentando um comportamento pouco feminino.
 
Mas os “Metal 6” são intuitivos. Têm um ar refinado, apurado e simétrico e um convencimento constante de que têm sempre razão! São líderes e autoritários. Se os “Metal 6” aprenderem a ser mais flexíveis, têm muito mais sucesso.
 
Os “Metal 6” são bons no exercício das suas atividades. Geralmente são chefes ou sobem na escala hierárquica com relativa facilidade.

No amor, são possessivos e são, regra geral, os mais moralistas Tudo tem de ser como deve ser, ao ponto de faltar a espontaneidade. Por isso os “Metal 6” se devem abrir ao imprevisto, ao imediato. As mulheres tendencialmente priorizam o trabalho em detrimento do afeto e do amor.