Queridos leitores,
No passado mês de Setembro falámos sobre a harmonia do hall e dos cuidados a ter para que nós e os nossos amigos nos sintamos bem ao entrar nas nossas casas e que esse bem-estar prevaleça ao longo da noite.
Quando recebemos alguém, ou até mesmo quando chegamos a casa ao final do dia, gostamos de nos sentar um pouco no sofá a carregar as baterias, nem que seja por uns minutos para ganharmos forças para as tarefas que se seguem.
Por esta razão, este mês vamos falar sobre as salas.
Como as devemos organizar de modo a que nos sintamos bem? Queremos salas para ter sempre amigos em casa ou preferimos salas mais determinadas para a família? Ou ainda, temos uma casa pequena e temos que conciliar todos estes ambientes numa só divisão?
Ora, todos estes aspetos podem ser trabalhados e estudados.
Independentemente da sua função, uma sala quer-se sempre confortável, harmoniosa e a regra de ouro é bem-estar. Para tal, é muito importante que a mesma se encontre arejada, arrumada e organizada, não querendo dizer com isto que deve estar ao ponto de parecer que não é vivida. Não é isso que se pretende.
Os tons adequados vão variar em função da energia da casa, mas de um modo geral, no Outono e Inverno procuram-se os tons quentes e acolhedores ao invés do Verão que se pretendem os tons claros e frescos.
Uma forma de poder variar o ambiente da sua sala a cada estação, é torna-lo versátil, não implicando isso grandes gastos financeiros. Mudando as almofadas, as mantas e até os cortinados, tudo se consegue a um custo acessível. Uma solução é ter almofadas e cortinados reversíveis, como por exemplo, lisos de um lado e às riscas ou floridos do outro. Assim, pode ter um ambiente quente com padrões lisos no Outono-Inverno, e um ambiente colorido na Primavera-Verão.
A forma como penduramos os nossos cortinados também pode favorecer estes dois ambientes, além de que existem várias modalidades que representam os Cinco Elementos.
Outra sugestão passa pelo o uso de flores ou de materiais da Natureza na decoração da sua sala. Uma jarra com flores frescas fica imensamente bem no Verão, já uma taça com pinhas, folhas secas, bagas, amêndoas ou nozes dar-lhe-á um toque mais Outonal.
A disposição do sofá também é outro pormenor importante. Se deseja ter uma casa onde as pessoas e as oportunidades o visitam, o sofá deverá estar numa posição de “frente” para a porta, ou seja, convidativo a entrar. Por outro lado se necessita de um ambiente mais recatado e virado para a família, o sofá poderá estar numa posição de lado ou de costas para a visão da porta. Pode até ir variando a disposição do mesmo em função dos seus objetivos do momento.
No que toca aos ambientes funcionais (zona de estar, de jantar e escritório), estes devem ser bem definidos e demarcados, caso contrário, as suas misturas ou desorganização far-se-ão sentir na vida dos ocupantes.
Por fim, convidamo-lo a experimentar estas sugestões que podem ser facilmente aplicadas por si, contribuindo assim para o seu bem-estar!