Artigos
O que escrevemos

História e Saberes

Qual a direção devo adotar para dormir?

“Pois, para que direção devo eu dormir afinal?” Esta é uma das perguntas que, com frequência, me é colocada. Quando se começa a ler sobre o tema Feng Shui, este é um tema geralmente abordado, o que é natural, pois o dormir é uma das necessidades vitais de todos os seres e na qual consumimos grande parte da nossa vida.

Assim, quando nos começamos a envolver no tema “Feng Shui”, o primeiro contacto é feito através da nossa data de nascimento, em que se calcula o nosso elemento, aquilo a que se chama de Lo Shu, que está diretamente ligado com o nosso trigrama pessoal. E assim se obtém Água 1, Árvore 3 ou 4, Fogo 9, Solo 2, 5 ou 8 e Metal 6 ou 7. Através do nosso elemento, masculino ou feminino, obtemos então as quatro direções favoráveis e as quatro direções desfavoráveis para cada individuo dormir, trabalhar ou realizar tarefas importantes. O Lo Shu é muito usado na Escola San He e também na Astrologia do Ki das 9 Estrelas, em que se usam os 8 trigramas. Nesta Escola, não se considera o Solo 5. Os homens 5 assumem-se como Lo Shu 2 e por isso as suas direções são as mesmas de uma pessoa Solo 2; e as mulheres 5, como Lo Shu 8.

Já num curso profissional de Feng Shui, consoante a Escola que se segue, o termo usado é Ming Gua (na Escola San Yuan) em vez de Lo Shu (na Escola San He), que também através da data de nascimento, cada indivíduo tem uma transformação associada. Mas ao contrário da escola San He, aqui tem-se todas as transformações: Água 1, Árvore 3 ou 4, Fogo 9, Solo 2, 5 ou 8 e Metal 6 ou 7.

Mas, paralelamente continua-se a ouvir frases como “todas as crianças devem dormir para Este”; ou “todas as pessoas devem dormir para Norte”; inclusivamente, já fui confrontada com situações de arquitetos de clientes meus, preocupadíssimos porque não queriam pôr os quartos de todas as casas que projetavam a Norte!

Muitas vezes quando estamos a ler artigos em revistas e livros sobre Feng Shui, ficamos confusos e com a sensação que existem contradições entre elas.

Num livro lemos que devemos dormir para uma dada direcção, noutro lemos que a cama não deve estar em determinada direcção, e por aí fora. O que se passa é que em Feng Shui existem várias Escolas, a Escola da Forma, a Escola da Bússola ou Oito Direcções e a Escola Intuitiva. A aplicação de cada uma depende

Lenda Chinesa

Há muito tempo, uma menina chinesa chamada Lili casou-se e foi viver com o marido e a sogra.

Depois de alguns dias, passou a não se entender com a sogra
As suas personalidades eram muito diferentes uma da outra e Lili foi-se irritando com os hábitos da sogra, que frequentemente a criticava.
Passaram-se meses e Lili e a sua sogra discutiam e

Consultor ou curioso

Durante muitos anos antes de iniciar os meus estudos na Escola Nacional de Feng Shui, li muitos livros, mas deparava-me sempre com incoerências entre eles, o que me fazia alguma confusão. Só depois, já no curso compreendi as reais diferenças entre esses livros.