A casa é uma extensão da nossa vida. Por isso, a dimensão estética torna-se cada dia mais importante. A decoração nas suas múltiplas componentes é determinante. A nossa casa deve ser um local de conforto e segurança e por isso um local de energias positivas.
A propósito desta temática, por várias vezes referimos aqui, a importância que a arte milenar do Feng Shui pode ter na decoração de uma casa e, consequentemente, na vida de cada um de nós. Mas, será que o Feng Shui é apenas decoração?
Desejosos de conhecer como melhorar a energia positiva da nossa casa, falámos com Sofia Lobo Cera, conceituada consultora e mestre de Feng Shui em Portugal. Os seus muitos anos de experiência já criaram vários espaços e ajudaram a redefinir energias em habitações e em empresas em Portugal e no estrangeiro.
A Sofia é desde há muito uma das grandes referências em Portugal do Feng Shui Clássico. O que é ao certo este tipo de Feng Shui?
É possível dividir o Feng Shui em três grandes métodos: o Clássico, o Intuitivo (ou simbólico) e o Contemporâneo. Note-se que o Feng Shui Clássico é o original. É um Feng Shui ‘puro e duro’, digamos assim que nasceu há 4000 anos e cujo conhecimento tem passado, ao longo dos anos, entre Mestre e aluno. Os outros dois métodos, surgem há cerca de 40 anos e aplicam-se mais a desenvolvimento pessoal e espiritual da pessoa na casa.
E é possível aplicar esta linha de pensamento de Feng Shui de forma prática em casa?
Sim. Quando se faz uma consulta de Feng Shui, as indicações que são dadas são acessíveis e facilmente podem ser implementadas. Muitas vezes, as indicações passam por sugestões tão simples como alterar a localização de certos objetos ou mesmo mudar de lugar alguns móveis, quando as casas o permitem.
Erradamente, as pessoas julgam muitas vezes que para aplicar as recomendações resultantes de uma consulta de Feng Shui, é preciso fazer obras ou alterações profundas, ou que as casas têm de ter “dragões a voar” ou, pelo contrário, ter uma decoração minimalista. Tudo isso são apenas crenças sem fundamento.
As casas dos meus clientes, sem exceção, são casas ‘normais’, que ninguém se apercebe de terem ou não Feng Shui. A única diferença é que se sente um bem-estar especial e mais harmonia, uma sensação muito agradável e paz.
A vida dessas pessoas beneficia desse facto, transpira isso. A vida flui, a vida corre bem em várias áreas.
Então, de uma forma geral, que práticas rápidas são sinónimo de boas energias a entrar nas nossas casas?
Bem, o Feng Shui, embora seja simples de praticar, por detrás tem muita complexidade, muita análise e muitos cálculos. Mas, há coisas que são fundamentais. Eu costumo dizer que não faz sentido uma pessoa estar a pôr ativações em casa -determinadas coisas que se fazem em Feng Shui para dar um boost à vida das pessoas – sem antes a energia estar a fluir.
Mas o que significa a energia estar a fluir?
Imaginemos a energia como o ar. Se as casas tiverem um ar pesado, um ar estagnado, com móveis e objetos sempre no mesmo sítio durante décadas, casas demasiado cheias, que não apanham sol e não são arejadas, são casas com energia parada. Ou seja, a energia não está a fluir. Para uma pessoa sentir uma mudança imediata é preciso desbloquear essa energia. Por isso falo muitas vezes em arejar e apanhar sol, em arrumação e limpeza, ou seja, (re)organização.
Após estes cinco requisitos estarem cumpridos, aí sim, com a ajuda de um profissional, vamos colocar as coisas no sítio certo para haver esse equilíbrio, essa harmonia, esse bem-estar. E só depois colocar determinados objetos para fazer ativações.
As ativações podem ser o sítio onde fazemos o exercício físico em casa, onde colocamos o aquecedor, onde colocamos um candeeiro, entre outras coisas. Tudo isso pode fazer uma ativação da energia. A movimentação das pessoas provoca a deslocação do ar, isto é, da energia.
Temos de ter cuidados especiais sempre que a estação do ano muda? É algo que influencia a implementação do Feng Shui?
Cuidados especiais não direi, mas devemos acompanhar e aproveitar a energia da estação. Em vez de energia da estação, eu diria até das energias anuais. Uma coisa é a energia de base que uma casa tem, outra coisa são as energias anuais que se vão juntar à de base e criar os seus efeitos.
Com a estação devemos fluir e aproveitar a energia da época. A Primavera é ótima para darmos uma energia de desenvolvimento e inovação à nossa vida. O Inverno é, por exemplo, uma fase em que nos devemos virar mais para a introspeção e refletirmos na nossa vida para depois despontarmos na Primavera. Na casa, podemos fazer pequenas alterações para estarmos assim em sintonia.
Mas mais importante que isto é andar a par e passo com as energias anuais. Porque são elas que vão ser o propulsor de determinados acontecimentos. Acontecimentos que podem ser positivos, como por exemplo um ganho financeiro bastante apelativo ou melhoria na saúde. Se as energias forem negativas, a pessoa poderá ter por exemplo problemas de saúde ou perdas avultadas de dinheiro, entre outros problemas.
O Feng Shui aplica-se apenas nessas situações, em casa, ou também pode ser aplicado na vida de outro modo?
O Feng Shui pode ser aplicado em tudo, desde a nossa mente, à forma como pensamos, sentimos, atuamos. Inclusive nas nossas escolhas. Pode ser aplicado no nosso carro, nas cores que vestimos, nos desportos que praticamos, na escolha das profissões, como pode ser aplicado nas nossas casas e nas nossas empresas. Para isso é necessário analisar e aplicar!
Existe uma altura certa para começar a deixar entrar o Feng Shui na vida diária?
Não há uma altura certa porque qualquer altura é boa. Eu sou da opinião que todos deviam aplicar o Feng Shui nas suas casas e empresas em prol de uma vida mais alegre, mais feliz, mais saudável, mais próspera, mais equilibrada. E se todas as pessoas vivessem numa casa e trabalhassem numa empresa com bom Feng Shui, certamente viveríamos numa sociedade muito melhor e num mundo muito mais feliz.
Porque o Feng Shui é algo muito fácil de aplicar. Em projetos feitos de raiz podemos acautelar uma série de situações, mas pode e deve ser feito em casas onde as pessoas já moram. Qualquer momento é bom para entrar o Feng Shui na sua casa ou empresa.
E pode ter sucesso se for aplicado apenas na decoração da casa?
O tema da decoração é muito vasto, e há quem confunda o tema da decoração com o Feng Shui. Eles apenas andam de mãos dadas. Numa casa, podemos trabalhar só com a decoração e conseguir-se uma boa energia, mas podemos também fazer ativações. As ativações servem para alcançar resultados, enquanto a decoração é mais para manter a harmonia. Se dentro da decoração estivermos a falar de posição de mobiliário, os resultados serão ainda mais impactantes.
in Idealista de 23 Maio 2023