Artigos
O que escrevemos
Norte

A energia do Norte está associada à estação do Inverno, onde parece que tudo acaba e ao mesmo tempo tudo renasce. Assim, esta energia está relacionada com os começos e os princípios como se de algo indissociável se tratasse, como o “yin” e o “yang”.

Sensivelmente a meio do Inverno, é o auge do período “yin”, ou seja, quando a energia está no seu ponto mais retraído antes de começar a renascer.

Sendo este um processo interno e numa altura fria, este sector está relacionado com a solidão, com o frio, com o escuro e a noite. Apesar de ser uma energia fria e escura, a energia da Água e por sinal a do Norte, é uma energia em que, sendo à superfície calma e tranquila, no seu interior é dotada de uma força enorme.

 
 

Esta força, débil no início, lembra os potros recém-nascidos em conflito com a sustentabilidade e o equilíbrio. A pouco e pouco, surgem os primeiros passos e os perigos iniciais dão lugar a uma desenvoltura e a uma segurança, em crescendo, que vai aumentando e gerando uma força maior (interna).

Contudo, quando a energia deste sector está em desequilíbrio, pode tornar os indivíduos medrosos, frágeis e inseguros.

A este processo de desenvolvimento, também podemos associar a carreira.

Os órgãos do corpo humano associados ao sector Norte, são todos aqueles que têm a ver com Água, como é o caso dos rins, da bexiga e dos órgãos sexuais. Por estes últimos, associa-se também a energia do Norte à sexualidade, mas num contexto de reprodução.

As cores relacionadas com este sector / elemento são o preto, o azul-escuro e por vezes pode considerar-se o azul-turquesa como a água das piscinas. Já a forma, é a ondulada, tal como a água se movimenta. O elemento da família humana é o filho do meio, sendo o seu trigrama o Água (Kan).

X

sofialobocera.com

No right click