Artigos
O que escrevemos

Arrumação e Organização

Primavera

Finalmente a Primavera está aí à porta, quase a chegar!! Esta linda estação que tanto nos inspira com o brilho dos dias e das cores.
Depois de um Inverno rigoroso e em que muitos dos espaços estiveram quase sempre fechados e pouco arejados, está na altura de pôr a energia a fluir, de libertar, de desapegar!
Deixamos aqui 6 dicas para pôr em prática nesta altura do ano:

Finalmente chegou o Verão!

Esta estação tão refrescante, carregada de cheiros, mar, sol, praia, jardins e férias para desfrutar.

Esta é a altura do ano para se revigorar e revitalizar, pondo as suas baterias a carregar para enfrentar mais um ano.

E as nossas casas também não são exceção. Elas também precisam dessa energia reconstitutiva e fortificante para que a sua energia seja renovada. O nosso maior aliado é o sol.

É no Verão que as casas se energizam e carregam as suas baterias ao seu mais alto nível e preparam as suas reservas para os meses de Outono e Inverno. Por esta razão é importante dar seguimento ao trabalho que já iniciou na Primavera, ou seja, arejar a casa todos os dias pela manhã e deixar o sol entrar, arrumar, organizar e libertá-la de “tralhas e monos” que já não têm qualquer utilidade. Mas estando nós no Verão, elemento Fogo, e que representa o auge desta energia, é importante energizar a sua casa ao máximo e a melhor forma de o fazer é através de momentos de celebração, isto é, momentos de alegria e diversão com amigos, fazendo essa energia ressoar pela casa.

Contudo, há muitas casas que não têm oportunidade de se restabelecerem desta forma, pois por ser época de férias, os seus habitantes rumam a novos destinos durante esta temporada. Assim, é importante prepararem bem as suas casas antes e depois das férias.

Primavera

O Feng Shui, arte milenar chinesa, estuda a forma como a energia flui num espaço. Se esta fluir livremente, os indivíduos tendem a sentirem-se bem e os ambientes tornam-se saudáveis, ao passo que se a energia não fluir, a energia tende a estagnar e os problemas a vários níveis começam a surgir.

Mas como e quando pôr a energia a fluir? Sempre, mas é na Primavera que o potencial e os resultados são ainda mais visíveis.

A Primavera é a estação dos começos, em que tudo rebenta e explode de energia. Nas plantas, rasgando a terra, despontam os primeiros rebentos. Estala a explosão da cor e da vida e ganha forma um novo período de crescimento. Depois de um Inverno rigoroso há que revitalizar a nossa casa e o nosso corpo e este é o momento certo para a tão esperada expansão!

Mas perguntávamos nós, como pôr a energia a fluir? A resposta é Libertando! É nesta altura que se deve libertar e desapegar do velho para dar a oportunidade do novo entrar.

Desafio Outonal

Estamos no Outono, época das castanhas, do magusto, dos serões de S. Martinho.

Época do lazer, da convivência com os amigos e da colheita do que se semeou ao longo dos tempos.

O Outono é também caracterizado por uma energia de contração, não tanto como o Inverno em que essa contração se encontra no ponto máximo, mas numa contração em direção ao ponto mais interno, maior yin.

Inbox

Já alguma vez sentiu que os e-mails não param de chegar? Ou que os que chegam são só problemas e questões que não se resolvem e que só lhe trazem cansaço e desgaste? Ou até situações em que parece que nada de novo chega? Quantas vezes já ouviu ou já sentiu na pele o esquecimento de ler um e-mail/mensagem, pôr uma flag (bandeira) para não se esquecer, e o tempo foi passando e não teve oportunidade de tratar do assunto?
Pois é, o princípio de “deitar fora o velho para entrar o novo”, tão utilizado em Feng Shui, também se aplica aos e-mails, aos sms e à caixa de correio da nossa casa.
A forma como gerimos a inbox do nosso e-mail ou até do telemóvel é um dos factores que também pode influenciar o nosso dia-a-dia.

Verão

Finalmente chegou o Verão!

Esta estação tão refrescante, carregada de cheiros, mar, sol, praia, jardins e férias para desfrutar.
Esta é a altura do ano para se revigorar e revitalizar, pondo as suas baterias a carregar para enfrentar mais um ano.
E as nossas casas também não são exceção. Elas também precisam dessa energia reconstitutiva e fortificante para que a sua energia seja renovada. O nosso maior aliado é o sol. Devemos aproveitar os seus raios e a aragem da manhã fresca para as arejar e aproveitar este tempo do ano em que os dias são grandes para fazer algumas reorganizações.
O primeiro passo é sempre abrir as janelas, arejar e realizar uma limpeza a fundo, desde paredes, atrás das máquinas, roupeiros, e por aí fora. Acredito, que a maioria deva estar a pensar “limpar? Não apetece nada...” Mas acreditem que depois se vão sentir muito bem e como novos.

Ano Letivo

Agora que o ano lectivo está a começar, há que preparar o quarto do seu filho para que este obtenha sucesso e rentabilidade nos seus estudos.
Organizar o quarto de acordo com o Feng Shui é uma solução.
Comece por limpar o quarto e deitar fora objectos quebrados ou dar a terceiros coisas que já não use e que possam ainda ter utilidade para outros.
Depois há que colocar a cama e a secretária numa direcção e localização auspiciosas.

Outono

Ainda que estejamos no final do Verão, já se começam a notar os indícios do Outono, quer pela duração dos dias, quer pela tonalidade das cores nos campos. É nesta fase também que muitas pessoas acompanham esta energia de recolhimento, sentindo-se mais deprimidas, quanto mais não seja porque as férias estão a terminar e os dias de sol resplandecente também. Contudo, podemos abraçar esta nova fase, ainda que seja de recolhimento, e trazer-lhe um maior conforto ao invés de ficarmos mais abatidos.

Primavera

Estamos em pleno mês de Março e o auge da Primavera já se faz anunciar!
Nas plantas, rasgando a terra, despontam os primeiros rebentos. Estala a explosão da cor e da vida e ganha forma um novo período de crescimento.
Depois de um Inverno rigoroso há que revitalizar a nossa casa e o nosso corpo e este é o momento certo para a tão esperada expansão!
E porque não começarmos com algumas técnicas do Feng Shui que nos harmoniza com a Natureza?
Este é o momento para fazer aquelas limpezas grandes, deitar fora o que é velho e ganhar o espaço para o novo.

Há determinados princípios básicos que por si só ajudam a energia da nossa casa a fluir melhor. Dois desses princípios são a arrumação e limpeza!

Não é mentira que nos sentimos muito melhor numa casa arrumada e limpa do que numa