Artigos
O que escrevemos

A casa é uma extensão da nossa vida. Por isso, a dimensão estética torna-se cada dia mais importante.  A decoração nas suas múltiplas componentes é determinante. A nossa casa deve ser um local de conforto e segurança e por isso um local de energias positivas.

A propósito desta temática, por várias vezes referimos aqui, a importância que a arte milenar do Feng Shui pode ter na decoração de uma casa e, consequentemente, na vida de cada um de nós. Mas, será que o Feng Shui é apenas decoração?

Desejosos de conhecer como melhorar a energia positiva da nossa casa, falámos com Sofia Lobo Cera, conceituada consultora e mestre de Feng Shui em Portugal. Os seus muitos anos de experiência já criaram vários espaços e ajudaram a redefinir energias em habitações e em empresas em Portugal e no estrangeiro.

A Sofia é desde há muito uma das grandes referências em Portugal do Feng Shui Clássico. O que é ao certo este tipo de Feng Shui?

Já alguma vez foi de férias ou de viagem e a mesma correu super mal?

Pois bem, a mim já me aconteceu!

Houve uma altura até na minha vida em que sempre que viajava era onde aconteciam os maiores dilúvios. Ainda era bem jovem nessa altura e a minha mãe ficava sempre aflita quando via as notícias e via que estava a acontecer uma intempérie exatamente onde eu estava!

Mais tarde, quando iniciei a minha jornada no Feng Shui Profissional estudei o porquê que isso acontecia. Na prática eu durante todo esse tempo viajava para locais (movimentos) errados, que não só me faziam sentir que o dinheiro gasto não tinha valido a pena como em muitos casos estava em perigo! O que vale é que tenho uma ou muitas estrelinhas poderosíssimas que me protegeram!

Bem, se vai viajar, veja só o que aconteceu a uma cliente minha recentemente! Ela tinha-me pedido para analisar o roteiro de uma grande viagem que ia fazer e quando o fiz recomendei que ela retirasse uma das cidades desse mesmo roteiro, pois poderiam ter alguns imprevistos lá. Assim ela disse que ia fazer. Quando regressou, enviou-me um e-mail a dizer o seguinte “ Olá, muito bom dia Sofia! :) Como está? Ah, primeiramente queria dar feedback sobre a visita a Namíbia! A viagem correu lindamente e adoramos a Namíbia!! No entanto lembra-se de ter dito para ter atenção a uma cidade? Pois bem, passamos lá uma noite apenas de passagem e na manhã seguinte ao irmos embora esqueci-me da minha mochila com cartões, passaportes e só reparei 6h depois.
Mas la conseguimos recuperar as coisas todas 24h depois como uma solução de correio expresso.”

Olá a todos!

Espero que se encontrem bem!

Bom, desta vez estivemos uns meses sem escrever, mas, não foi por esquecimento, não!

Apenas sentimos que era importante fazer uma pausa na escrita desta newsletter, porque tive de dar mais atenção aos meus inúmeros clientes e alunos!

Iniciámos 2023 com dois grandes Lives, o Live da Astrologia do Ki das 9 Estrelas e o Live das Dicas Anuais de 2023, onde vos demos indicações poderosíssimas para superarem este ano mais desafiante, que vem na sequência dos três anteriores. Como vos expliquei, estamos numa fase de transição, e tal como quando mudamos de ano na escola, é fundamental garantirmos que fizemos todas as aprendizagens para seguirmos para o novo ciclo repletos de todos os conhecimentos apreendidos, confiantes e seguros. Assim é com este ano de 2023, onde terminamos a década do Grupo 4 e o Período 8, que durou 20 anos, para darmos entrada no último período do Grande Ciclo de 180 que começou em 1864!!! Pois bem, já estão a começar a antever que os próximos 20 anos serão determinantes para o futuro da humanidade! Todos são, é um facto, mas este será ainda mais. Por isso é tão importante fazermos as nossas evoluções e pouparmos tempo, isto é, não desperdiçarmos tempo a viver uma vida infeliz e cheia de problemas quando podemos saltar isso. Está na altura de acelerar a sua vida e alcançar aquilo que quer, o que merece, o que deseja de uma forma mais rápida para que consiga assim tirar proveito desta fase incrível.

A mudança de estação pode ser propícia a irritabilidade, algum desconforto ou algum conflito com o dia-a-dia.

Nesta altura do ano, a energia deixou o seu lado Fogo, passou por uma altura de transição de energia Solo, e entrou recentemente na energia Metal (Ciclo das Cinco Transformações), o que faz com que as pessoas em geral deixem o seu lado mais eufórico e extrovertido típicos de energia Fogo, e se tornem um pouco mais sisudas e mais isoladas, comportamentos característicos da energia Metal.

Esta transição, quando é feita de um modo mais brusco, sem qualquer adaptação, pode tornar-se menos fácil, e as pessoas ao invés de ficarem mais calmas e recatadas, tornam-se mais explosivas, com uma energia Árvore em desequilíbrio.

Para que tal não aconteça e se sinta mais em sintonia e com sensação de estabilidade, faça uma transição mais gradual dos seus dias nesta altura do ano. Evite sair das suas férias e cair imediatamente no trabalho ou na correria das escolas dos seus filhos. Dê algum tempo a si mesma(o) e a esta readaptação tão fundamental.
Da mesma forma, durante os fins-de-semana de Setembro e de Outubro continue a fazer alguns programas “de férias” como passear, estar em contacto com a Natureza ou até mesmo ir à praia. Não arrume todas as coisas de Verão só porque as suas férias já acabaram, pois às vezes ainda vêm uns dias quentes em Outubro! Na prática, faça dos seus fins-de-semana desta altura do ano um tempo de escapadinhas (ainda que só de dois dias!) para ir cortando o cordão umbilical das férias a pouco e pouco.
Experimente e irá verificar que essa transição custa muito menos e que os seus filhos se adaptaram muito melhor à escola!

O outono traz consigo uma energia de recolhimento, ainda que não tanto como o inverno, mas em direção ao ponto mais interno, maior Yin. É uma fase que, ainda que seja de recolhimento, podemos abraçá-la tornando, por exemplo, a sua casa mais acolhedora, com tons quentes, luzes ténues e velas que ajudam a tornar o ambiente mais confortável, acolhedor, e que ajudam nesta transição.

Assim, é uma altura ótima para também reorganizar a sua casa, tornar o seu ambiente mais agradável e aproveitar para desfrutar da sua casa. É altura de serenar, equilibrar e de afinar as energias para que todos se sintam bem. No entanto, não altere a decoração da mesma sem realizar uma consulta de Feng Shui de modo a evitar gastar dinheiro desnecessariamente 😉.

Votos de boas energias para todos!

Estamos quase todos a entrar de férias e muitos já estão nessa fase de carregar baterias e de aproveitar a vida.

Também, muitos de vós já sabem, mas outros esta informação, por algum motivo (bom, porque na Vida há sempre uma boa razão), tem escapado. Que informação? A informação dos meus cursos/workshops de Feng Shui Online. Durante muitos anos, muitos de vós me têm abordado e dizem que tenho imenso conhecimento e uma vastíssima experiência e que seria interessante eu começar a dar cursos e workshops online. E foi isso que fiz este ano. Digamos que chegou o momento certo de começar a partilhar convosco alguns desses conhecimentos.

Muitos têm também uma vida de correria, com pouco tempo livre para os seus interesses, mas agora que estamos de férias, e que podemos fazer do tempo aquilo que nós quisermos (na verdade é sempre assim o ano inteiro, as nossas prioridades é que nos fazem fazer escolhas), é uma excelente altura para vermos uns videozinhos repletos de informação importante e útil e que podem mudar e transformar as vossas vidas.

Desde o início do ano já lancei os seguintes workshops online (sendo online podem ver quando e onde quiserem):

  • Dicas Anuais de Feng Shui para 2022;
  • Secretária para o Sucesso – Desk to impress!
  • O que fazer para a sua vida Reerguer?
  • Feng Shui e o Dinheiro.

Todos estão disponíveis em www.sofialobocera.com/eventos

Também neste link encontram uma breve descrição sobre cada curso/workshop, e se quiserem ver um pequeno teaser de cada um, acedam a sofialobocera.newzenler.com que é a minha plataforma de cursos e workshops.

Vamos aproveitar o tempo livre?

A minha história de venda e compra da minha atual casa já é conhecida pelo público. Para quem não a conhece, muito resumidamente, antes de comprar a minha casa visitei inúmeras alternativas. Sim inúmeras. Para muitos pode parecer exagerado, e talvez o seja até, mas isto acontece devido ao facto de eu ter tanta noção e sensibilidade do quanto uma casa nos influencia e do poder enorme que tem na nossa vida.

E agora vocês perguntam-me: “Mas porquê tanta casa Sofia?”

Bem, em primeiro lugar preciso explicar que tal como diz o povo “todo o pires tem uma chávena” e nas casas é exatamente assim. Na verdade, a casa que comprei foi a primeira que vi, mas por outras razões que para este artigo não têm relevância, achei que devia iniciar uma busca de uma outra casa. Mas lá está, aquela teria de ser a minha casa. E hoje entendo-o porquê e adoro-a.

Uma casa para além de representar na integra a nossa vida, fala por nós, e como referido acima tem a capacidade de nos influenciar e nós a ela. É como se a energia dela ressoasse com a nossa, encontrando-nos uma à outra, e quando nos juntamos, as nossas energias (ondas) propagam-se com a mesma vibração. É como se a linha de tempo fosse a mesma e por isso as casas nos aparecem à frente sempre no momento certo, seja por necessidade ou por outras circunstâncias. Por isso é preciso procurar, até encontrar aquela que virá a ser a nossa casa. E aqui é um dos pontos onde o Feng Shui nos pode ajudar, de modo a fazermos uma seleção mais rápida, após termos definido que tipo de casa queremos, onde, e com que características.

Como tornar a casa mais favorável nesta altura

Olá a todos,

Espero encontrar-vos todos bem e cheios de boas energias!

Para começar, quero aproveitar esta newsletter para vos agradecer. Agradecer por estarem aí, por me ajudarem a ajudar outras pessoas ao partilharem os meus conteúdos e trabalho, por aplicarem as sugestões que vos tenho dado nos Lives, pelos vossos testemunhos, pelos vossos e-mails de agradecimento, enfim, por tudo.

“Como tornar a casa mais favorável nesta altura?”

Esta tem sido talvez das perguntas que mais me têm colocado nestes últimos tempos e nessa sequência, resolvi juntar uma série de sugestões que podem aplicar. Porém, notem que são sugestões gerais e não de carácter particular, pois não analisei a vossa casa, e as coisas poderão ser ligeiramente diferentes.

Então vamos lá ativar a vossa energia e a da vossa casa e dar-lhes outra dinâmica!

  1. A atitude é fundamental nesta fase. Há que ter o foco no que é positivo, nos sonhos, metas, objetivos, nos bons pensamentos, numa boa conduta. Se tivermos pensamentos negativos, vibrarmos no medo, no pânico, na angústia, vamos estar a comprimir a energia da casa, como se fossemos um fator de pressão. Esta até pode estar em modo positivo, mas, ao produzirmos energia negativa, vamos polui-la e inadvertidamente entrar num processo de auto-contágio, pois a nossa casa é uma extensão do nosso corpo, do nosso eu, do nosso dia a dia. Por isso ao trabalharmos/mexermos na casa, conseguimos otimizar e potenciar mais valias nos nossos comportamentos.

Tempestade Alberto - Cuba

Ontem, ao jantar, falávamos uns com os outros sobre as próximas férias. Para onde gostaríamos de ir, o que gostaríamos de fazer, o que gostaríamos de ver, de encontrar. Que tipo de férias iríamos querer ter. Uns como habitualmente preferem praia, para relaxar, estar com o corpo ao sol, a brincar com os filhos na praia. Outros querem fazer uma viagem cultural. E outros ainda preferem outras andanças. Nisto começam eles “Sofia, diz-me lá para onde vou de férias este ano?” “Bem, eu não sei para onde, mas posso ver as melhores zonas do país e do mundo favoráveis para vós para a altura que querem ir.” Cálculos para a frente, cálculos para trás, e valha-me saber o calendário chinês quase de cor, passámos o jantar a sonhar com destinos de férias e lá os ajudei. Como já vem sendo habitual, costumo escrever-vos sobre o tema da Direcionologia e os destinos a evitar no ano, e embora já o tenha feito em Junho, depois em Março, o que é certo é que os leitores têm-me pedido para falar do tema logo em Janeiro porque até Março têm de marcar as suas férias e escolher o destino, porque quanto mais cedo as reservarem, mais em conta ficam, e garantem a reserva para o que realmente querem. E, portanto, aqui estou eu, a cumprir a vontade dos meus queridos leitores e seguidores.

VA: “Casa Organizada Vida Equilibrada” é o nome do teu mais recente projeto, que lançaste em Janeiro de 2019. Fala-nos um pouco sobre este teu novo projeto e no que consiste.
SLC: “Casa Organizada, Vida Equilibrada” é uma série de Feng Shui, onde durante o ano de 2019 serão lançados vídeos sobre Feng Shui no meu canal oficial de Youtube (https://www.youtube.com/c/SofiaLoboCeraConsultoraProfissionaldeFengShui). Serão 25 vídeos sobre Feng Shui, em que saem entre dois a três vídeos por mês, para as pessoas aplicarem nas suas casas, nas suas vidas, no seu local de trabalho, entre outros, num formato muito acessível com dicas e sugestões práticas para terem uma vida melhor e cheia de boas energias!
Durante os últimos 6 meses de 2018 eu e a minha equipa produzimos e realizamos este projeto, inédito em Portugal nesta área, e que promete ser uma base de conhecimento e referência de Feng Shui no nosso país.
Os vídeos têm ainda a opção de legendas em português (para pessoas com deficiências auditivas) e em inglês uma vez que a comunidade que me segue atravessa as fronteiras do nosso país.
Para a elaboração deste projeto foram envolvidas diversas entidades de renome designadamente o Hotel do Chiado em Lisboa, a Academia de Golfe de Lisboa, o Challet Fonte Nova em Alcobaça, o Horto do Campo Grande em Lisboa, a Top Atlântico, o Centro Pré e Pós Parto em Lisboa, a Arboretto, as Linhas Direitas, a Escola Pedro de Santarém em Lisboa, a multinacional Steelcase, e o Restaurante Topo.

Muitas pessoas, na hora de decidir adquirir uma habitação apresentam alguma relutância em comprar casas que foram alvo de penhoras ou que se encontram no mercado apenas porque os seus anteriores proprietários se debateram com problemas financeiros que culminaram na perda desse património. Mas também é verdade que, eventualmente nós, consultores de Feng Shui, teremos uma quota parte de responsabilidade nessa reserva mental porque, pese embora alguns de nós possam afirmar que não há casas perfeitas, o que eu subscrevo, certo é que muitos propagam literalmente para as pessoas evitarem casas que provêm de situações conflituosas com processos executivos ou em consequência de insolvências de entidades, singulares ou colectivas.

Porém, e após ter recolhido durante algum tempo um conjunto significativo de opiniões, sinto também necessidade de explicar e desdramatizar que na verdade as circunstâncias e os seus resultados ou consequências dependem de diversos factores.

ferias 2018 slcNesta newsletter antes de irmos de férias, deixamos-lhe algumas dicas e sugestões para desfrutar ainda mais do seu Verão!

Chegada a altura das férias, às vezes o que nos apetece é largar tudo, enfiar meia dúzia de coisas na mala e voilà! Sem pensar em mais nada e já estamos a caminho!! Mas, para aqueles que têm de pensar em mais pormenores e com uma família maior, nem sempre é exequível, ainda que nos apeteça muito!! Por isso, deixo-lhe algumas sugestões práticas, de modo a facilitar as suas férias, e o seu regresso, claro, para que quando chegue, sinta as boas sensações das férias a pairar no ar por mais uns tempos!

Assim:

  • Antes de ir de férias, limpe a sua casa, nomeadamente as casas-de-banho, para quando regressar lhe saber bem entrar em casa.
  • Deixe as camas com lençóis lavados, o frigorífico limpo e sem restos de comida.
  • Deixe umas refeições já feitas e pão congelados para não ter que desperdiçar as baterias agora carregadas, de volta dos tachos e das panelas.
  • Os caixotes de lixo e de ecoponto devem ficar vazios.
  • Deixe o correio em dia e deixe as suas contas todas pagas.
  • Enquanto faz as malas ponha a tocar uns mantras de boas energias e/ou queime um incenso também.
  • Tome um banho de imersão depois de fazer as malas para relaxar os seus músculos, principalmente se é daquelas pessoas que faz a suas malas e as do resto da família. Mas claro que o ideal é cada um fazer a sua!
  • Faça do percurso em si, algo alegre e divertido, seja ele de carro, de avião ou de outro meio de transporte qualquer.
  • Areje a casa ou o quarto de destino e saúde o espaço.
  • Arrume as suas bagagens como deve ser e de forma organizada. Não há coisa pior do que estar de férias e perder tempo a procurar roupa na mala e depois vesti-la toda amarrotada!
  • Guarde as malas de viagem umas dentro das outras para poupar espaço e não dar um ar desarrumado.
  • Deixe as coisas da praia numa zona acessível. Assim evita aquela sensação arrepiante de andar a pisar areia pela casa.
  • Tome o pequeno-almoço em familia.
  • No regresso, areje novamente a sua casa, para que esta respire também e ponha o ar agora parado em circulação, e arrume tudo.
  • Descarregue as suas fotografias, selecione-as, imprima-as e guarde-as em álbuns identificados.
  • Aproveite ainda os fins-de-semana de Verão para sair, estar com amigos, organizar uma festinha de reencontro dos amigos dos seus filhotes, e dos seus!!
  • Goze as suas férias o melhor que puder e aproveite o que a vida tem de melhor para lhe dar!

Quanto a nós, regressamos em Setembro!

Votos de umas excelentes férias para todos carregadinhas de boas energias!

Férias 2018

Já começou a planear as suas férias?

Se não, ainda bem! Se já começou, esperemos que ainda não as tenha reservado! Porquê? Porque este mês falo-vos de Direcionologia. Direcionologia? O que é isto? A Direcionologia é muito pouco conhecida em Portugal, mas é imensamente usada no Oriente. Esta disciplina do Feng Shui estuda o movimento que as pessoas fazem quando se deslocam ou estabelecem contactos com terceiros noutros locais, ou seja, estuda se o movimento é produtivo ou perigoso. Dentro destes últimos, que são de evitar, há movimentos perigosos de carácter geral, isto é, que se aplicam a todos, bem como a empresas que pretendam estabelecer contactos com outras partes do mundo ou mesmo abrir filiais. Há ainda movimentos que são específicos de um indivíduo, família, grupo ou empresa, mas devido à sua especificidade, não serão aqui abordados.

Todos os movimentos variam ainda com o tempo.

Portanto, se está a planear as suas férias, saiba que há destinos a evitar, salvaguardando-se de intempéries, acidentes, imprevistos, ou de negócios de risco, entre outros problemas.

Em 2018, os movimentos universais perigosos mais relevantes, e portanto a evitar, são os movimentos em direção a Norte e Sul, em relação ao seu ponto de partida.

Por exemplo, se partir de Lisboa, deve evitar viajar (viagens de uma semana ou mais dias) para os países e cidades que ficam a Norte e Sul. Veja a seguinte imagem exemplificativa.

mapa direcionologia 2018

Depois há ainda que considerar os movimentos específicos de cada indivíduo, família, grupo ou empresa, que são fundamentais para que tudo corra dentro da normalidade. É muito desagradável quando investimos num projecto, numa viagem, em que depois somos confrontados com o desconforto e o desagrado.

Peça aqui a sua consulta de Direcionologia (ou em www.sofialobocera.com -> Serviços -> Direcionologia) e optimize a sua expectativa de férias com tranquilidade!

Artigo que escrevi para o Nº1 da Revista Vento e Água

Como nasce uma casa?

Como é que ela surge na nossa vida?

Uma casa nasce a partir de uma intenção. E essa intenção pode advir de uma pessoa ter ou querer ter uma necessidade, ou ter ou querer ter uma família maior, ou mais abundância financeira, ou uma subida na carreira, ou sucesso, ou saúde, ou harmonia e bem-estar, ou viajar, ou materializar algo, entre muitas outras.

Mas, porque é que as pessoas ao terem/quererem todas estas coisas as projetam numa casa?

Porque a casa é o reflexo da nossa vida e é uma extensão do nosso corpo. Então, podemos dizer que uma casa é um projeto de vida!

Mas, e como é que a casa nasce? Como é que ela surge na nossa vida? Como é que ela nos vem parar às mãos?

Posso contar-vos uma história que se passou comigo...

2017 11 Revista Vento e Agua

Home Sweet Home

Muitas das pessoas vivem em casas arrendadas.

E muitas dessas pessoas “não vivem” a casa porque a mesma não é delas. Muitas têm pensamentos do género “Uhm, não vou comprar isto porque a casa é arrendada”; “Uhm, não vou decorar a casa porque esta não é minha”; “Uhm, não quero estar a investir numa casa que não é minha”. O que é certo é que os anos passam e as pessoas chegam a viver um, dois, seis, dez anos ou mais nesta situação de “indefinição temporária”. Mas, estará isto certo segundo a abordagem do Feng Shui?

Nem por isso...

Os acontecimentos sucedem-se nas nossas vidas e apesar do Feng Shui ajudar e muito nessas vivências, devemos viver ao máximo o momento presente. Desta forma, devemos tratar a casa onde habitamos como se fosse nossa, estabelecer com ela uma relação de afectividade porque naquele momento ela é efetivamente “a nossa casa”. Além do mais, a casa onde vivemos, seja ela arrendada ou comprada, é uma extensão do nosso corpo e dos nossos sentidos e, ao cuidarmos dela, cuidamos de nós.

X

sofialobocera.com

No right click