Artigos
O que escrevemos

Épocas Festivas

Feng Shui e o Natal

O Natal tem como principal propósito unir a família, os amigos, as pessoas que lhe são queridas.

O Natal é tempo de Amor, da Família e só o conseguiremos sentir na plenitude se a nossa disposição interior for de serenidade, compreensão e se estivermos centrados no equilíbrio.

A intenção que colocamos na sua preparação e em todos os nossos gestos estão cheios de significado e por esta razão devemos incutir uma especial intenção quando estamos a preparar o Natal. Sempre que acrescentamos objetos nas nossas casas, estes vão interagir com as energias já existentes, pelo que todos os elementos deverão estar presentes de acordo com o Ciclo dos Cinco Elementos.

Muitos seguem a tradição de montar uma Árvore de Natal. Uma árvore em qualquer época do ano significa sempre vida, abundância, frutos e crescimento.

De acordo com o Ciclo dos Cinco Elementos, já mencionado em artigos anteriores, apesar de as árvores em geral pertencerem ao elemento Árvore, a Árvore de Natal artificial representa o elemento Fogo. As plantas, quando artificiais, não possuem o movimento de crescimento e o seu formato triangular, bem como o seu material sintético fazem parte deste elemento. Por outro lado, todos os seus atributos de luz, calor, festa e ainda a sua decoração encarnada, são alusivos a este elemento.

Por estas razões e também de acordo com o Ciclo dos Cinco Elementos, de um modo geral, o melhor local para colocar a sua Árvore de Natal, será preferencialmente na zona Sudeste ou Sul da sua sala.

Antes de mais, feliz ano novo solar a todos!

O ano solar começou no dia 4 de Fevereiro de 2018 e neste dia ocorre o Lap Chun ou Li Cun, ou seja, o início da Primavera.

É também nesta altura que devemos alterar as nossas casas, para novas disposições, de modo a que estejamos sempre direcionados para boas energias e com boas portas (usando as Estrelas 1, 6, 8), ao invés de termos ativas as Estrelas 2, 5 e 7 que trazem doenças, acidentes e perdas financeiras, entre outras situações. As curas anuais, que funcionam como acupunctura da casa, também devem ser implementadas, e preferencialmente numa data auspiciosa para a casa e para os seus habitantes.

Relembro ainda que existem os anos lunares. Estes utilizam-se na astrologia chinesa, enquanto que os solares em Feng Shui Yang (casas dos vivos). O ano do Cão dará início no dia 16 deste mês.

Votos de boas energias para todos!

2018

Mais um ano que findou! Mais um ano de crescimento e de ajuda se passou para que todos tenham uma vida melhor, a vida que desejam ter.

Janeiro foi pautado por novos projetos que envolveram outras iniciativas que também contribuíram para uma sociedade melhor – a participação no Coisas Nossas de Andreia Rodrigues e nos programas fantásticos do Fernando Alvim. Em Janeiro saiu também a segunda edição do meu livro Mude a Sua Casa, Enriqueça a Sua Vida depois de 2000 exemplares vendidos em 6 meses!
Em Fevereiro entrámos no ano (lunar) chinês do Galo, animal que pauta a disciplina e a organização.

Em Março falámos de “O que vemos é o que procuramos” e demos-vos algumas dicas de como podemos mudar a nossa visão da vida para que esta seja melhor e para que possamos alcançar uma vida e uma casa cheias de boas energias e de bons cheiros que abordámos em Julho.

Em Maio partilhei uma das minhas alegrias convosco, a obtenção do meu grau de Mestre de Xuan Kong Fei Sin (Estrelas Voadoras) pela Central Academy of Feng Shui of Malaysia, grau esse que me deu mais conhecimentos para poder melhorar ainda mais as vossas vidas e continuar o meu percurso e desenvolvimento profissionais.

Explicámos as direções favoráveis para dormir, para que possamos tirar o maior partido do nosso equilíbrio interior e para que possamos recarregar as nossas baterias da melhor forma, bem como a importância do silêncio e dos sons harmoniosos no dia-a-dia.

Demos-vos dicas para o Outono, explicámos como nasce uma casa e indicámos onde deveriam colocar a vossa Árvore de Natal em 2017 de modo a que potenciassem as boas energias do mês de Dezembro e desse mesmo ano.

Estamos na 85ª edição desta Newsletter, no início de mais um ano novo ocidental, e contamos continuar a contribuir para o vosso bem-estar e de toda a sociedade. Mudar e melhorar vidas são o nosso propósito que queremos continuar a concretizar.

2018, ano lunar do Cão, promete ser um ano em que a sociedade se torna mais dedicada, altruísta, seja de um modo global, para o bem de todos, seja para o bem-estar individual em que as pessoas tomam a consciência e a coragem de se dedicar à sua vida, de a melhorar, de a construir ou reconstruir. Nós, como sempre, cá estaremos para o que precisar.

Desejamos-vos um 2018 cheio de boas energias, repleto de alegria, felicidade, abundância, saúde e harmonia a todos os níveis das vossas vidas!

Da minha parte, resta-me ainda agradecer-vos por todo o apoio, confiança, e por continuarem a ler os meus artigos que vos dedico sempre. Um bem-haja a todos e até breve!

Sofia Lobo Cera

Arvore de Natal

“Sofia, onde devo colocar a árvore de Natal este ano?”

Esta é talvez a pergunta mais frequente que os meus clientes e leitores me colocam nesta época do ano.

Sendo a árvore de Natal cheia de vida, cor, luz e simbolizando a festa e a alegria, a mesma deve ser colocada na casa onde esta energia está ativada positivamente.

Embora se careça de uma análise particular para apurar qual a melhor zona, de um modo mais generalista, podemos usar apenas as energias anuais. Desta forma, como a árvore de Natal representa o elemento Fogo, o ideal é a árvore estimular a energia da prosperidade, cujo elemento é Solo, que pelo Ciclo dos Cinco Elementos (ver artigos anteriores) é produzido pelo Fogo; ou estimular a energia da alegria, cujo o elemento é Fogo também.

Assim, em 2017 deve colocar a sua Árvore Natal a Este da sua casa ou da sua sala, se quiser estimular a energia da prosperidade, ou a Sudeste da sua casa ou da sua sala, se preferir estimular a energia da alegria e ocasiões para celebrar.

No meu livro "Mude a sua casa enriqueça a sua vida", bem como em newsletters anteriores, que pode consultar em Épocas Festivas, tem à sua disposição uma série de dicas sobre Decoração Natalícia e Feng Shui. Fique a par de todas as sugestões para ter um Natal recheado de energias positivas!

Aproveito ainda a ocasião para desejar a todos um Natal cheio de magia, alegria, paz e harmonia!

Bolo de Aniversário

Neste dia especial, é fundamental que o aproveite ao máximo. Reserve o dia para fazer apenas o que gosta e estar com quem gosta. Aproveite esta dádiva e goze este seu dia, a sua vida! Ao fim e ao cabo é isso que se comemora no aniversário, a celebração da Vida!

É frequente ouvir pessoas dizerem que hoje em dia já não gostam de fazer anos, ou porque têm de passar o dia na cozinha ou porque não têm possibilidades de oferecer um jantar ou festa a todas as pessoas. Mas, e se eu lhe disser que há tantas coisas simples que pode fazer no seu dia de anos?

A seguir, porque não tirar o dia de férias, ir fazer uma massagem, ou ir ao cabeleireiro e pôr-se bonita, e ir almoçar e lanchar com amigas? Experimente refazer algumas pequenas coisas que lhe davam prazer quando era mais nova, coisas simples como comer aquele croissant, ou passear naquele sitio especial. À noite, por exemplo, que tal ir então jantar com a família nuclear? Ou fazer outro programa que lhe dê prazer, que lhe dê anos de vida!

Invista o seu tempo no que realmente lhe dá prazer e não desperdice o seu precioso tempo com o que não vale a pena.

E lembre-se sempre desta célebre frase: “Yesterday is history, tomorrow is a mystery, but today is a gift! That is why it is called the "present" - Master Oogway (Kung Fu Panda).

Coisas Nossas

A todos os meus queridos leitores, seguidores, clientes e parceiros desejo-vos um excelente 2017 cheio de boas energias e votos que retirem o maior partido que o ano tem para vos dar.

Embora o ano chinês comece mais tarde que o ocidental é fundamental pôr alguns requisitos em prática nesta altura e nada melhor que começar o ano com as sugestões dadas no portal da querida Andreia Rodrigues e à qual agradeço o convite para este projeto super interessante e cheio de boas energias.

Durante os próximos 12 dias iremos divulgar o que deve pôr em prática na sua casa para realizar os seus 12 desejos de 2017. Saiba tudo em www.coisasnossas.pt

Feliz 2017!

andreiarodrigues slc valverde

A Amizade e como a estimular

Nesta época do ano, chegado o outono, sentimos necessidade de aconchegar o nosso lar e seguir a energia da estação. O nosso corpo e a nossa mente pedem-nos momentos em casa, mais recatados. Mas, à parte disso, continuamos a sentir necessidade de conviver, usufruindo assim da vida e da companhia dos nossos amigos. O que é fundamental quer para nós enquanto seres humanos, quer para as casas que habitamos. A energia destes momentos alegres e divertidos, ressoam pela casa, estimulando assim a manifestação da sua energia positiva, e por isso, uma forma simples de alcançar essa positividade, é receber amigos nas nossas casas.

Artigo Zen

O Natal, para além da característica festiva que encerra, é a época do ano propícia a um balanço das metas alcançadas ao longo do ano que está a terminar e agradecermos as bênçãos recebidas. Já o Ano Novo é o tempo de estabelecer novos objetivos para o ano que se avizinha, de fazer planos e delinear os nossos objetivos com afinco e certezas de que há que os cumprir.

Como o Feng Shui busca o equilíbrio e a harmonia nas nossas vidas, este pode ser um grande aliado que nos dará o sustento para que a nossa vida corra de melhor feição e nos permita aproveitar este momento ao máximo. A entrada no novo ano tem um potencial energético enorme, por isso aproveite-o.

Diz o ditado que, Ano Novo Vida Nova e como tal, para acompanhar e aproveitar as energias da mudança do ano há que fechar bem o 2015 para o 2016 começar em grande!

Para que este início seja sustentado, equilibrado e forte de modo a perspetivar que todos os objetivos expectáveis são atingidos, há que equilibrar a trilogia Casa, Mente e Corpo, que se interligam entre si, provocando uma dinâmica causa-efeito.

Dia dos Namorados

É já no próximo dia 14 que celebramos o dia dos namorados e como tal há que ter a nossa casa à altura para esta ocasião.

Se quer estimular o ambiente da sua casa para este dia, torne-a o mais acolhedora possível. Comece por arejá-la pela manhã e deixar o sol entrar, fortalecendo e restabelecendo a energia da sua casa. Em seguida, dê uma limpeza geral para que tudo fique a cheirar a limpo e a brilhar. Seguidamente, termine a energização da sua casa queimando um incenso apropriado e com um cheiro agradável. Depois destes três simples passos a sua casa está pronta e revitalizada para a preparar para este dia. Luzes ténues, cores quentes e velas são as melhores opções. Porém, não é só a sua casa que deverá ser revigorada, por isso lembre-se de si. Um banho de imersão e uma simples massagem fazem milagres e fazem-nos sentir bem.

A escolha da roupa, dos acessórios e do perfume também devem ser tidos em conta, por isso, embeleze-se e tire o melhor proveito de si e da sua cara metade.

Com tudo em ordem, aproveite e disfrute deste dia especial!

Feliz Natal

E como já vem sendo hábito, nesta altura costumamos escrever sobre o Natal.

Como todos os anos temos novos subscritores, aqui vos deixamos um artigo natalício com dicas e sugestões para porem em prática de modo a que o vosso Natal seja harmonioso, cheio de paz, alegria e muita magia.

O Natal tem como principal propósito unir a família, os amigos, as pessoas que lhe são queridas.

O Natal é tempo de Amor, da Família e só o conseguiremos sentir na plenitude se a nossa disposição interior for de serenidade, compreensão e se estivermos centrados no equilíbrio.

A intenção que colocamos na sua preparação e em todos os nossos gestos estão cheios de significado e por esta razão devemos incutir uma especial intenção quando estamos a preparar o Natal. Sempre que acrescentamos objetos nas nossas casas, estes vão interagir com as energias já existentes, pelo que todos os elementos deverão estar presentes de acordo com o Ciclo dos Cinco Elementos.

Muitos seguem a tradição de montar uma Árvore de Natal. Uma árvore em qualquer época do ano significa sempre vida, abundância, frutos e crescimento.

Já lá vão os tempos em que as famílias sentiam o verdadeiro espírito do Natal. Em que a família se juntava toda à mesa, trocavam-se palavras de amor e gestos de carinho. A época passava-se com a família reunida, com os amigos mais chegados. Uns cozinhavam, outros punham a mesa, outros enfeitavam a casa e as crianças brincavam. As cidades, mas sobretudo as vilas e aldeias enchiam-se de festividades e as famílias rumavam para ver todos aqueles eventos, para confraternizarem.

Com o passar dos tempos e apesar de serem mais curtos os caminhos e mais breves as deslocações,  surgiram outros apelos e outros compromissos.  As famílias foram preenchendo os seus dias com outros tipos de “festividades” acabando por pôr de lado todas aquelas tradições que tanto enchiam os seus corações. O percorrer da aldeia em passadas lentas, vagarosas, o cumprimento ao Sr. Abílio na farmácia, uma anedota, brejeira que baste, com o Sr. Prior, a indispensável visita à barbearia do Sr. Anacleto, tertúlia onde se resolviam todos os problemas do país e o cheiro, o cheiro dos fritos e dos assados inundando as ruas e atacando as narinas esquecidas. Os Natais passaram a ser mais reservados, por vezes mais apressados apenas com a família disponível, com pouco afeto e talvez mais cerimónia, uma correria às lojas para comprar os presentes, mas, curiosamente, menos simbólicos e mais distantes.

Queridos leitores,
Antes de mais, Feliz Ano Novo para Todos!
No cenário em que todos vivemos, quero começar este ano com algumas palavras plenas de esperança, força e confiança.
Os tempos não estão fáceis, é certo, mas mais certo ainda é que não podemos desistir nem de nós nem das nossas vidas.
Acreditar, é o raio de sol que espreita após aquela porta se ter fechado. Imaginar, é a chave para abrir a nova janela.
A televisão, a rádio, os jornais, ofuscam a nossa mente com situações terríveis e negativas que nos deixam angustiados, deprimidos e sem forças para seguir em frente. Mas pergunto-vos: Vale a pena continuar a permitir que terceiros manipulem o nosso estado de espírito, a nossa alma e atropelem a nossa segurança, esperança e o nosso bem-estar? Certamente muitos responderão que não e outros ficarão a pensar nesta questão.
Acreditem em vocês, na vossa força, na vossa família e amigos. Olhem para o outro lado e vejam o que há de positivo na situação.
Não é fácil, mas é possível e só depende de vós!
Deixo-vos alguns exemplos que vos podem ajudar a ver o outro lado e a tirar partido das situações dramáticas que muitos estão a viver.

Natal

Queridos leitores,
À semelhança dos outros Natais, falamos novamente deste tema. Para alguns certamente não será novidade, mas visto que ao longo deste ano temos vindo a receber cada vez mais subscrições, não poderíamos deixar este tema de fora.
Por outro lado, não queremos deixar de vos desejar um excelente Natal, junto de quem mais amam e um ano de 2013 cheio de alegria, paz e amor.
Natal com Feng Shui!
O Natal tem como principal propósito unir a família, os amigos, as pessoas que lhe são queridas. Tal como em muitas outras situações, é possível contar com a ajuda do Feng Shui para celebrar um Natal ainda mais harmonioso e cheio de boas energias!
O Natal é  tempo de Amor, da Família e só o conseguiremos sentir na plenitude se a nossa disposição interior for de serenidade, compreensão e se estivermos centrados no equilíbrio.
A intenção que colocamos na sua preparação e em todos os nossos gestos estão cheios de significado e por esta razão devemos incutir uma especial intenção quando estamos a preparar o Natal.
Sempre que acrescentamos objetos nas nossas casas, estes vão interagir com as energias já existentes, pelo que todos os elementos deverão estar presentes de acordo com o Ciclo dos Cinco Elementos.
Muitos seguem a tradição de montar uma Árvore de Natal. Uma árvore em qualquer época do ano significa sempre vida, abundância, frutos e crescimento. Se repararmos, o pinheiro continua verde no meio da neve e do gelo, o que significa que a vida continua mesmo quando tudo à sua volta parece morto e frio.

É no início do ano que fazemos planos e delineamos os nossos objectivos com afinco e certezas de que os queremos cumprir. O Feng Shui pode ser um grande aliado em que nos dá o sustento para que a nossa vida corra de melhor feição. E porque não fazer uma consulta de Feng Shui?
As técnicas de Feng Shui podem ajudá-lo a sintonizar toda a energia e até mesmo usá-la a seu favor, melhorando a profissão, a saúde, as finanças e os relacionamentos das pessoas. No entanto, o Feng Shui não é mágico! Não consegue trazer-lhe sucesso da noite para o dia nem livrá-lo de todas as dificuldades da vida. Todavia, consegue fortalecer períodos mais positivos e apoiá-lo nas alturas difíceis. Se afinar as cordas de uma viola, terá maiores hipóteses de criar uma música harmoniosa e melódica, mas terá, ainda assim, de aprender a tocá-la. O mesmo acontece com o Feng Shui. As energias que fluem à sua volta irão afectar a forma como se sente, por isso faça a sua manutenção, afine-as e deixe-as fluir de forma harmoniosa consigo!

 

X

sofialobocera.com

No right click