Artigos
O que escrevemos

Artigos

A sala de estar é um dos locais principais de uma casa e um dos sítios onde acabamos por passar muito tempo, seja com família, seja com amigos, seja até sozinhos. Quando recebemos alguém, ou até mesmo quando chegamos a casa ao final do dia, gostamos de nos sentar um pouco no sofá a recarregar as baterias, nem que seja por uns minutos, para ganharmos forças para as tarefas que se seguem. Independentemente da sua função, uma sala quer-se sempre confortável e harmoniosa. A regra de ouro é o bem-estar. Para tal, é muito importante que a mesma se encontre arejada, arrumada e organizada, mas também equilibrada, com a decoração e disposição certas, sendo simultaneamente usada e não uma sala de exposição. Os tons adequados vão variar em função da energia da casa, mas de um modo geral, no Outono e Inverno procuram-se os tons quentes e acolhedores ao invés do Verão que se pretendem os tons claros e frescos. Uma forma de poder variar o ambiente da sua sala a cada estação, é torna-lo versátil, não implicando isso grandes gastos financeiros. Mudando as almofadas, as mantas e até pequenos detalhes decorativos, tudo se consegue a um preço acessível. Ter almofadas e cortinados reversíveis, como por exemplo, lisos de um lado e às riscas ou floridos do outro, ajuda a que este processo seja mais rápido e económico. Assim, pode ter um ambiente quente com padrões lisos no Outono-Inverno, e um ambiente colorido na Primavera-Verão. A forma como penduramos os nossos cortinados também pode favorecer estes dois ambientes, além de que existem várias modalidades que representam os Cinco Elementos. A disposição do sofá também é outro pormenor importante. Se deseja ter uma casa onde as pessoas e as oportunidades o visitam, o sofá deverá estar numa posição de “frente” para a porta, ou seja, convidativo a entrar. Por outro lado, se necessita de um ambiente mais recatado e virado para a família, o sofá poderá estar numa posição de lado ou de costas para a visão da porta. Pode até ir variando a disposição do mesmo em função dos seus objetivos do momento!

Depois de ter a sua sala preparada, acabou-se a "vergonha" de levar lá alguém a casa, que só leva a depressão e a doenças, e aproveite o convívio com os amigos, que vão elevar a sua energia e a da sua casa também!!

A mudança de estação pode ser propícia a irritabilidade, algum desconforto ou algum conflito com o dia-a-dia.

Nesta altura do ano, a energia deixou o seu lado Fogo, passou por uma altura de transição de energia Solo, e entrou recentemente na energia Metal (Ciclo das Cinco Transformações), o que faz com que as pessoas em geral deixem o seu lado mais eufórico e extrovertido típicos de energia Fogo, e se tornem um pouco mais sisudas e mais isoladas, comportamentos característicos da energia Metal.

Esta transição, quando é feita de um modo mais brusco, sem qualquer adaptação, pode tornar-se menos fácil, e as pessoas ao invés de ficarem mais calmas e recatadas, tornam-se mais explosivas, com uma energia Árvore em desequilíbrio.

Para que tal não aconteça e se sinta mais em sintonia e com sensação de estabilidade, faça uma transição mais gradual dos seus dias nesta altura do ano. Evite sair das suas férias e cair imediatamente no trabalho ou na correria das escolas dos seus filhos. Dê algum tempo a si mesma(o) e a esta readaptação tão fundamental.
Da mesma forma, durante os fins-de-semana de Setembro e de Outubro continue a fazer alguns programas “de férias” como passear, estar em contacto com a Natureza ou até mesmo ir à praia. Não arrume todas as coisas de Verão só porque as suas férias já acabaram, pois às vezes ainda vêm uns dias quentes em Outubro! Na prática, faça dos seus fins-de-semana desta altura do ano um tempo de escapadinhas (ainda que só de dois dias!) para ir cortando o cordão umbilical das férias a pouco e pouco.
Experimente e irá verificar que essa transição custa muito menos e que os seus filhos se adaptaram muito melhor à escola!

O outono traz consigo uma energia de recolhimento, ainda que não tanto como o inverno, mas em direção ao ponto mais interno, maior Yin. É uma fase que, ainda que seja de recolhimento, podemos abraçá-la tornando, por exemplo, a sua casa mais acolhedora, com tons quentes, luzes ténues e velas que ajudam a tornar o ambiente mais confortável, acolhedor, e que ajudam nesta transição.

Assim, é uma altura ótima para também reorganizar a sua casa, tornar o seu ambiente mais agradável e aproveitar para desfrutar da sua casa. É altura de serenar, equilibrar e de afinar as energias para que todos se sintam bem. No entanto, não altere a decoração da mesma sem realizar uma consulta de Feng Shui de modo a evitar gastar dinheiro desnecessariamente 😉.

Votos de boas energias para todos!

Setembro

Setembro é marcado por recomeços: seja o regresso às aulas ou ao trabalho. Por norma é neste mês que se (re)iniciam novas rotinas. Apesar de ser uma época entusiasmante para muitos, por começarem algo novo ou por ser uma nova fase, também é uma altura que pode trazer alguma inquietação. Acolha este novo mês com práticas calmas, não cortando o ritmo das férias muito abruptamente, mas sim passo a passo, para que todo este processo seja mais harmonioso.

Numa época tão importante como o recomeço das aulas, a organização do quartos dos adolescentes e das crianças é fundamental. Mas engane-se se pensa que estamos a falar apenas de organização propriamente dita. Há muitos mais fatores a considerar quando organizamos os seus quartos, desde a divisão dos espaços à iluminação, passando pela disposição dos vários elementos. Neste tipo de divisões, onde se realizam muitas tarefas, os ambientes respetivos devem estar bem separados, ou seja, uma coisa é a zona de dormir, outra é a zona de estudar e/ou brincar, outra é a zona de vestir, ou outra. Todas elas são diferentes, principalmente a nível energético, requerendo uma energia diferente consoante o tipo de atividade que se desenvolve em cada área. Por isso é tão importante a sua separação. Se não poder usufruir da ajuda de um profissional especializado em que lhe dá indicações concretas para o seu caso, pelo menos garanta que a cama esteja com a cabeceira encostada à parede ou, se tal não for possível, pelo menos encoste-a a um móvel mais alto. Coloque preferencialmente duas mesas de cabeceira, iguais. Mas, se não couberem, coloque pelo menos uma. A iluminação deve ser...

Estamos quase todos a entrar de férias e muitos já estão nessa fase de carregar baterias e de aproveitar a vida.

Também, muitos de vós já sabem, mas outros esta informação, por algum motivo (bom, porque na Vida há sempre uma boa razão), tem escapado. Que informação? A informação dos meus cursos/workshops de Feng Shui Online. Durante muitos anos, muitos de vós me têm abordado e dizem que tenho imenso conhecimento e uma vastíssima experiência e que seria interessante eu começar a dar cursos e workshops online. E foi isso que fiz este ano. Digamos que chegou o momento certo de começar a partilhar convosco alguns desses conhecimentos.

Muitos têm também uma vida de correria, com pouco tempo livre para os seus interesses, mas agora que estamos de férias, e que podemos fazer do tempo aquilo que nós quisermos (na verdade é sempre assim o ano inteiro, as nossas prioridades é que nos fazem fazer escolhas), é uma excelente altura para vermos uns videozinhos repletos de informação importante e útil e que podem mudar e transformar as vossas vidas.

Desde o início do ano já lancei os seguintes workshops online (sendo online podem ver quando e onde quiserem):

  • Dicas Anuais de Feng Shui para 2022;
  • Secretária para o Sucesso – Desk to impress!
  • O que fazer para a sua vida Reerguer?
  • Feng Shui e o Dinheiro.

Todos estão disponíveis em www.sofialobocera.com/eventos

Também neste link encontram uma breve descrição sobre cada curso/workshop, e se quiserem ver um pequeno teaser de cada um, acedam a sofialobocera.newzenler.com que é a minha plataforma de cursos e workshops.

Vamos aproveitar o tempo livre?

Parar Escutar e Olhar

Por vezes, estamos a ler, mas não estamos realmente a ler. Assim, como por vezes, estamos a ouvir, mas não estamos na verdade a ouvir.

Sinto com muitos clientes, que as pessoas não param para observar, para escutar, para sentir. Ver não é o mesmo que observar. Ouvir não é o mesmo que escutar. Sentir e estar, são essenciais para se estar em equilíbrio connosco próprios e com o mundo que nos rodeia.

Vejamos o lado técnico segundo o Feng Shui: Ver e observar estão na transformação Fogo. Ouvir e Escutar na transformação Água. Quando estes dois estão em desequilíbrio, o elemento Árvore sofre e por isso as pessoas ficam mais aéreas, com a cabeça cheia de Vento.

Como a Árvore está dispersa, o Metal, que é o foco, a atenção, a concentração, não consegue desempenhar o seu papel e a pessoa desorienta-se. Aqui, uma energia Solo (Terra), mais Yin, é fundamental para voltar a unir todos estes elementos e trazer o equilíbrio de volta.

Por isso é fundamental parar, escutar, sentir, meditar, estabilizar, serenar, para SINTONIZAR e voltar a EQUILIBRAR.

Muito de nós sabem exatamente o que pretendem, mas outros tantos estão pouco despertos para isso, ou limitam-se a dizer “quero o que toda a gente quer: amor, saúde, dinheiro”. Mas em boa verdade nem todos queremos as mesmas coisas e o que para uns é prosperidade, para outros a prosperidade pode representar outro tipo de conquistas.

Com a correria do dia-a-dia, muitas das vezes perde-se o foco do que é realmente importante, e acabamos por dar demasiada importância a coisas que não têm interesse nenhum, e que se de repente só tivéssemos mais um dia de vida, diríamos “como é que não dei mais valor a isto ou àquilo”.

Animais de Estimação

No dia 4 de Outubro celebra-se o dia dos animais, e quem os tem em casa sabe que se trata de uma partilha de dar, sem esperar receber nada em troca! 💛 Ter um animal de estimação em casa é uma maneira de equilibrarmos o ambiente do nosso lar, porque os animais têm a capacidade de trazer alegria e muito amor! Sabia que devem ser os animais a procurar o sítio onde dormem? Os cães procurarão zonas com energias boas e os gatos zonas com energias menos boas. É de notar ainda que o sítio onde comem ou fazem as suas necessidades pode alterar certas energias em determinadas zonas. Por exemplo, o local onde colocamos a caixa de areia dos gatos deve ser estrategicamente pensado, com a ajuda de um consultor.

Lembre-se, a nossa casa é um reflexo da nossa vida, uma extensão do nosso corpo, e por isso mesmo, é fundamental que a sua energia flua e seja harmoniosa!

Outono

Outono!

Época das castanhas, do magusto, dos serões de S. Martinho. O outono traz consigo uma energia de recolhimento e de contração, não tanto como o inverno em que essa contração se encontra no ponto máximo, mas numa contração em direção ao ponto mais interno, maior Yin. É uma fase que, ainda que seja de recolhimento, podemos abraçar tornando, por exemplo, a sua casa mais acolhedora, com tons quentes, luzes ténues e velas que ajudam a tornar o ambiente mais confortável e acolhedor.

Assim, é uma altura ótima para reorganizar a sua casa, tornar o seu ambiente mais acolhedor e aproveitar para desfrutar da sua casa. Infelizmente há muitas pessoas que não conseguem Estar na sua casa, no verdadeiro sentido de estar com todos os sentidos. Ou porque a energia da casa não lhes impregna isso ou porque têm vidas desenfreadas ou por outras razões. No entanto, é altura de serenar, equilibrar, e de afinar as energias, para que todos se sintam bem.

No meu livro “Mude a Sua Casa Enriqueça a Sua Vida” encontra um capítulo dedicado ao Outono, cheio de dicas práticas para as pôr em ação. Aproveite, sente-se no seu sofá e desfrute de uns minutinhos a ver um dos nossos vídeos “Preparar a Casa para o Outono” no nosso canal oficial do Youtube!

X

sofialobocera.com

No right click