Artigos
O que escrevemos

Artigos

Feng Shui e o Natal

O Natal tem como principal propósito unir a família, os amigos, as pessoas que lhe são queridas.

O Natal é tempo de Amor, da Família e só o conseguiremos sentir na plenitude se a nossa disposição interior for de serenidade, compreensão e se estivermos centrados no equilíbrio.

A intenção que colocamos na sua preparação e em todos os nossos gestos estão cheios de significado e por esta razão devemos incutir uma especial intenção quando estamos a preparar o Natal. Sempre que acrescentamos objetos nas nossas casas, estes vão interagir com as energias já existentes, pelo que todos os elementos deverão estar presentes de acordo com o Ciclo dos Cinco Elementos.

Muitos seguem a tradição de montar uma Árvore de Natal. Uma árvore em qualquer época do ano significa sempre vida, abundância, frutos e crescimento.

De acordo com o Ciclo dos Cinco Elementos, já mencionado em artigos anteriores, apesar de as árvores em geral pertencerem ao elemento Árvore, a Árvore de Natal artificial representa o elemento Fogo. As plantas, quando artificiais, não possuem o movimento de crescimento e o seu formato triangular, bem como o seu material sintético fazem parte deste elemento. Por outro lado, todos os seus atributos de luz, calor, festa e ainda a sua decoração encarnada, são alusivos a este elemento.

Por estas razões e também de acordo com o Ciclo dos Cinco Elementos, de um modo geral, o melhor local para colocar a sua Árvore de Natal, será preferencialmente na zona Sudeste ou Sul da sua sala.

Muitas vezes, das primeiras perguntas que me fazem é: “Sofia, a tampa da sanita é para estar sempre fechada, não é?” E a Sofia sai-se com um “Depende”, que imediatamente desencadeia um levantar de sobrolho do outro lado.

Na antiguidade as casas-de-banho, ou instalações sanitárias se preferir, eram vistas como algo de muito negativo, e eram até espaços que se encontravam no exterior das casas e constituídos apenas por um buraco. Com o passar dos tempos, estatuto social, exigências de conforto e a evolução da construção, as casas-de-banho foram-se incorporando nas habitações, e nos dias de hoje ocupam o lugar de mini spa’s em casa, cheias de beleza e de design.

Pese embora uma casa-de-banho seja um espaço de libertação do que não é necessário e de remoção de sujidade, na verdade também é um espaço de limpeza, de purificação, e de energização. Por essa razão, a casa-de-banho não deve ser um espaço descuidado, mas sim um espaço com capacidade para nos revitalizar.

Quando me perguntam se a tampa da sanita e a porta da casa-de-banho devem estar fechadas e eu respondo “depende”, é porque de facto depende do tipo de energia que a casa-de-banho tem, entre outros fatores.

Muitas pessoas, na hora de decidir adquirir uma habitação apresentam alguma relutância em comprar casas que foram alvo de penhoras ou que se encontram no mercado apenas porque os seus anteriores proprietários se debateram com problemas financeiros que culminaram na perda desse património. Mas também é verdade que, eventualmente nós, consultores de Feng Shui, teremos uma quota parte de responsabilidade nessa reserva mental porque, pese embora alguns de nós possam afirmar que não há casas perfeitas, o que eu subscrevo, certo é que muitos propagam literalmente para as pessoas evitarem casas que provêm de situações conflituosas com processos executivos ou em consequência de insolvências de entidades, singulares ou colectivas.

Porém, e após ter recolhido durante algum tempo um conjunto significativo de opiniões, sinto também necessidade de explicar e desdramatizar que na verdade as circunstâncias e os seus resultados ou consequências dependem de diversos factores.

Sorrir na Praia

Nesta altura do ano, quando olhamos à nossa volta, é frequente encontrarmos algumas pessoas com mau semblante, irritadas, deixando transparecer algum desconforto ou algum conflito com o dia-a-dia. Outros, assumem ainda uma postura mais rude e são pouco simpáticos nos cafés, nas lojas, nas ruas, no trabalho, quase como se todos lhes devessem e ninguém lhes pagasse. Já reparou nisso?

Nesta altura do ano, a energia deixou o seu lado Fogo, passou por uma altura de transição de energia Solo, e entrou recentemente na energia Metal (Ciclo das Cinco Transformações), o que faz com que as pessoas em geral deixem o seu lado mais eufórico e extrovertido típicos de energia Fogo, e se tornem um pouco mais sisudas e mais isoladas, comportamentos característicos da energia Metal.

Esta transição quando é feita de um modo mais brusco, sem qualquer adaptação, pode tornar-se menos fácil, e as pessoas ao invés de ficarem mais calmas e recatadas, tornam-se mais explosivas, com uma energia Árvore em desequilíbrio.

ferias 2018 slcNesta newsletter antes de irmos de férias, deixamos-lhe algumas dicas e sugestões para desfrutar ainda mais do seu Verão!

Chegada a altura das férias, às vezes o que nos apetece é largar tudo, enfiar meia dúzia de coisas na mala e voilà! Sem pensar em mais nada e já estamos a caminho!! Mas, para aqueles que têm de pensar em mais pormenores e com uma família maior, nem sempre é exequível, ainda que nos apeteça muito!! Por isso, deixo-lhe algumas sugestões práticas, de modo a facilitar as suas férias, e o seu regresso, claro, para que quando chegue, sinta as boas sensações das férias a pairar no ar por mais uns tempos!

Assim:

  • Antes de ir de férias, limpe a sua casa, nomeadamente as casas-de-banho, para quando regressar lhe saber bem entrar em casa.
  • Deixe as camas com lençóis lavados, o frigorífico limpo e sem restos de comida.
  • Deixe umas refeições já feitas e pão congelados para não ter que desperdiçar as baterias agora carregadas, de volta dos tachos e das panelas.
  • Os caixotes de lixo e de ecoponto devem ficar vazios.
  • Deixe o correio em dia e deixe as suas contas todas pagas.
  • Enquanto faz as malas ponha a tocar uns mantras de boas energias e/ou queime um incenso também.
  • Tome um banho de imersão depois de fazer as malas para relaxar os seus músculos, principalmente se é daquelas pessoas que faz a suas malas e as do resto da família. Mas claro que o ideal é cada um fazer a sua!
  • Faça do percurso em si, algo alegre e divertido, seja ele de carro, de avião ou de outro meio de transporte qualquer.
  • Areje a casa ou o quarto de destino e saúde o espaço.
  • Arrume as suas bagagens como deve ser e de forma organizada. Não há coisa pior do que estar de férias e perder tempo a procurar roupa na mala e depois vesti-la toda amarrotada!
  • Guarde as malas de viagem umas dentro das outras para poupar espaço e não dar um ar desarrumado.
  • Deixe as coisas da praia numa zona acessível. Assim evita aquela sensação arrepiante de andar a pisar areia pela casa.
  • Tome o pequeno-almoço em familia.
  • No regresso, areje novamente a sua casa, para que esta respire também e ponha o ar agora parado em circulação, e arrume tudo.
  • Descarregue as suas fotografias, selecione-as, imprima-as e guarde-as em álbuns identificados.
  • Aproveite ainda os fins-de-semana de Verão para sair, estar com amigos, organizar uma festinha de reencontro dos amigos dos seus filhotes, e dos seus!!
  • Goze as suas férias o melhor que puder e aproveite o que a vida tem de melhor para lhe dar!

Quanto a nós, regressamos em Setembro!

Votos de umas excelentes férias para todos carregadinhas de boas energias!

No passado dia 5 estivemos presentes no 15º Congresso de Feng Shui do Brasil. Um grupo de brasileiros, organizado pelo Arq. Carlos Solano rumou até ao nosso país para desfrutar de um caminho cheio de boas energias e aprofundar um pouco este tema. Foi com muito prazer que aceitei o convite para dar uma palestra no mesmo e conhecer pessoalmente estas pessoas fantásticas. Partilho convosco um dos momentos do evento.

15º Congresso de Feng Shui do Brasil

Embora estejamos em Junho, parece que os dias e as noites quentes têm tardado em chegar, mas em breve estarão aí à porta. Com a sua chegada, torna-se essencial vestirmos roupas mais leves e mais frescas.

Quando chegar o tempo quente em que tem de mudar os seus roupeiros, isto é, trocar a roupa de inverno com a de verão, lembre-se de lavar os seus roupeiros por dentro e de selecionar as roupas que já não lhe fazem falta. Doe-as a quem mais precisa. A sua casa e o Ambiente agradecem! Até lá, todos os dias quando areja o seu quarto, deve abrir as portas dos seus roupeiros para que estes arejem também e renovem a sua energia, energia essa que é depositada nas suas roupas, que irá vestir e também proporcionar boa energia.

Ora, mas os dias começam a ficar mais quentes e é chegada a altura de começar a pensar em trocar o seu roupeiro, isto é, trocar as roupas de Inverno pelas roupas de Verão.

Desta forma, as roupas de Verão devem estar agora mais à mão, e as roupas da futura estação, o Inverno, passam para a zona de cima, a zona do futuro ou eventualmente para outro roupeiro.

Como deve organizar o seu roupeiro?

Hoje em dia há cada vez mais alimentos sem sementes onde até, por vezes (!), se praticam preços mais elevados: “Uvas sem grainha”; “Tangerinas sem caroços”; “Batatas que não grelam”; e por aí em diante. Mas será que se nos alimentarmos a partir de produtos sem sementes virão daí alguns benefícios para os consumidores?

Embora possa ser muito prático e até agradável à vista, não nos é certamente mais interessante.

A semente contem uma elevada dose energética, pois nela está contida toda a força propulsora para que, quando lançada à terra, se transforme em Vida. É como uma dose de vitalidade concentrada.

X

sofialobocera.com

No right click