De uma forma geral, o Nordeste está associado à área da espiritualidade, à motivação e à materialização. É representado pelo trigrama Ken, montanha, e o seu elemento é Solo. Os sectores deste elemento representam um período de transição, neste caso, a transição da noite para o dia. Corresponde à fase do amanhecer, antes do despontar dos primeiros raios de Sol. Na sua relação com as estações do ano, corresponde à transição do Inverno para a Primavera. Esta fase de transição exerce significativas influências sobre as pessoas, sobre todos os seres vivos.
É o início de um novo dia e o início da nova estação quando as plantas começam a germinar debaixo da terra. À superfície tudo parece calmo, tranquilo, como um momento de contemplação, enquanto no interior ocorrem grandes mudanças. Analogamente, este processo necessita de uma energia incisiva e directa e por esta razão está associado à determinação, motivação e espírito competitivo. Por ocorrer uma alteração interior a caminho do exterior, associa-se também o Nordeste aos estudos e ao conhecimento.
Por outro lado, quando a transição é demasiado lenta ou brusca, a estagnação ou a revolta podem surgir, causando desequilíbrios.
No que respeita a cores há que considerar o branco e o creme. Por sua vez, órgãos do corpo associados são o pâncreas, o baço e as costelas. Muitas vezes, quando apresentamos problemas nestes órgãos, podem ser originados em desequilíbrios neste sector da respectiva habitação. Por fim, em termos de materiais, consideram-se as fibras naturais.