Artigos
O que escrevemos
Astrologia do Ki 2016

A astrologia do ki é um sistema com raízes na metafísica chinesa mas popularizado e desenvolvido na China. É uma forma astrológica simples porque está baseada em apenas nove estrelas. Isto embora se possam combinar a estrelas do ano, mês e também o animal do ano para análises mais elaboradas. Esta previsão é uma previsão generalista baseada apenas no ano de nascimento. Para determinar o ming gua do ano de nascimento consulte a tabela no fim deste artigo. Por favor note que o ano começa por volta do 4 de Fevereiro. Por exemplo se nasceu em Janeiro, considere o ano anterior.

por João Borges, diretor da Escola Nacional de Feng Shui.

 

Ming Gua 9, Fogo - NOVA OPORTUNIDADE, PRECIPITAÇÃO (CASA 3 árvore)

Em contraste com o progresso lento de 2014 o que poderá ter levado a alguma frustração, este próximo ano irá ter um ritmo mais frenético. Ideal para um novo começo, uma nova oportunidade, em especial na área laboral. A energia árvore favorece este ming gua fogo sendo benéfica para criatividade e ideias inovadoras. Por vezes estes indivíduos poderão sentir-se com os pés pouco assentes na Terra e com pouca capacidade de analisar detalhes que podem ser importantes. Isto porque fogo e árvore têm poucas raízes. Ainda não é ano para estabilizar as finanças por isso ter cuidado em não gastar muito dinheiro. Para os solteiros, na vida amorosa pode haver um novo começo, mas o próximo ano será mais favorável. Neste ano é contraproducente mudar de ideias, sendo melhor estar-se focado num rumo já definido. Poderá haver algum nervosismo ou ansiedade. Se o avanço for muito rápido, precipitado ou pouco cuidado há a possibilidade de falhanço. Evitar exercício físico extenuante.

Ming Gua 1, Água - DESENVOLVIMENTO ESTÁVEL, BOA SORTE OU AZAR (CASA 4 árvore)

Vento (ano 4) e Água (ming gua 1) combinam bem e podem significar sorte. Depois de uma ano que teve alguns altos e baixos mas onde possivelmente se iniciou um novo projeto, este novo ano abre uma fase de maior maturidade e mais bem assente. Estes indivíduos poderão começar a ver os resultados das decisões tomadas em 2015, sendo também mais fácil estar focado onde realmente se quer estar. Mas pode também ser um ano com uma natureza mais errática que pode causar desvios no percurso traçado. Em vez de se deixarem levar pela frustração quando sentirem que os outros não estão a cooperar da forma que desejam, estes indivíduos devem usar tacto e capacidade de influência para levar o navio a bom porto. A natureza gentil deste ano combinada com paciência e bom timing podem criar bons resultados para os diversos empreendimentos. Evitar que a confusão emocional perturbe o discernimento. Bom ano para encontrar casamento ou uma nova relação. Regra geral um ano de sorte e bênçãos, mas quando a energia está a funcionar de forma deficiente pode também significar azares vários. Evitar exercício físico extenuante.

Ming Gua 2, Solo - INSTABILIDADE, SUCESSO OU FALÊNCIA (CASA 5 solo)

Solo (ano) e solo (ming gua 2) combinam bem mas o cinco tem a possibilidade do bom e do mau. Um ano em perspetiva com diversas nuances positivas e negativas. A sorte ou azar deste ano depende essencialmente das opções que fizemos nos anos anteriores. O resultado de boas oportunidades pode vir ao de cima neste ano assim como as consequências de decisões erradas. O lema é “Mendigo ou General” e muitas vezes os dois um logo a seguir ao outro. Vitória e derrota. Um ano onde estes indivíduos se podem sentir pressionados mas devendo abster-se de tomar decisões importantes tal como abandonar o emprego para investir numa nova carreira. Geralmente tem-se a sensação que temos poder e é o ano de tomar decisões… Essas decisões regra geral levam a maus resultados. Por exemplo evitar operações ou tratamentos médicos não urgentes. É um ano sob o lema “Navegar é preciso, viver não é preciso”. As águas por vezes podem estar turbulentas mas deve-se sempre ter em mente a estabilidade como fator essencial. Se o ano se revelar difícil, estes indivíduos devem pensar que em 2016 um novo ano se avizinha. Evitar estar muito tempo sentado.

Ming Gua 3, árvore - ESTATUTO, CONFIANÇA OU DEPRESSÂO (CASA 6 metal)

Foi um ano aos altos e baixos? Este ano temos metal (ano) em árvore (pessoa). A casa 6 é mais estável no entanto metal controla árvore. Neste ano devemos aceitar algum controlo exterior às nossas vidas e tentar levar a vida a bom porto. Pode trazer o retorno financeiro para o qual se trabalhou em anos anteriores. Pode também traduzir-se num aumento de estatuto ou subida na carreira. A confiança tende a aumentar mas devemos evitar discernimentos tipo “preto e branco” ou “bom e mau”. Evitar ser autoritário porque as circunstâncias se podem voltar contra nós. É sempre bom ouvir os outros com atenção especialmente quando querem algo de nós. Compaixão pelos outros e exercitar filantropia ajudando os outros é importante também neste ano especialmente para se atingir visibilidade e o bom nome desejado.

Quando a energia funciona incorretamente pode ser também um ano com tendências depressivas. Por isso devem-se evitar relações frias e climas frios ou estar muito tempo sózinho. Evitar também estar muito tempo deitado numa cama.

Ming Gua 4, árvore - DESFRUTAR DA VIDA (CASA 7 metal)

Ano metal para uma pessoa árvore. Neste ano, estes indivíduos têm a oportunidade de desfrutar de esforços passados embora também aceitando circunstâncias por vezes impostas. É um ano de colheita. Pode por isso ser um ano onde o dinheiro vem de forma fácil, mas pode também ser um ano com tendência para se gastar demasiado dinheiro e por isso com consequências nefastas para a saúde financeira. Um bom ano para desfrutar do bom que a vida tem para oferecer e uma melhoria na vida social. Melhor evitar fantasias e optar por aquilo que se conhece.

Este ano de uma natureza sensível alerta-nos para o que de novo vem ao nosso encontro. Bom ano para romance, mau ano para o jogo e para tomar riscos desnecessários. Evitar estar muito tempo deitado.

Ming Gua 5, solo - ESTAGNAÇÃO E REVOLUÇÃO (CASA 8 solo)

Ano solo para uma pessoa solo. Pode parecer uma ano onde tudo se passa lentamente mas que pode gerar transformações interiores profundas e duráveis. Como primeiro conselho evitar ser teimoso. Tempo ideal para dar um novo rumo à vida. E como em todas as formas de revolução, as forças que moldam a vida de um indivíduo irão sofrer um re-alinhamento trazendo também algum caos, especialmente a nível emocional. Começar um novo emprego ou uma nova relação amorosa são possibilidades neste ano. Mas por vezes pode também parecer um ano de profunda estagnação especialmente se não tivermos energia para dar a volta ao estabelecido e à rotina diária. Devemos também usar este ano como uma oportunidade para olhar para as nossas vidas e refletir. Se pensarmos que estamos longe daquilo que queremos para as nossas vidas, este é o momento para termos ímpeto para mudar. Não nos devemos deixar acomodar. Cuidado em não ganhar peso. Evitar estar muito tempo sentado.

Ming Gua 6, metal - CHAMA E SONHO (CASA 9 fogo)

Ano fogo para um ming gua metal. Este ano contem a chama que alimenta os nossos sonhos embora possa ser um ano contrário à nossa natureza. Somos a luz que guia os outros e o centro das atenções embora por vezes não saibamos lidar bem com isso. Um bom ano para sairmos e nos darmos a conhecer ao mundo. Se a energia for boa, o reconhecimento acontece. Se a energia for negativa pode vir a infâmia e o maldizer. Regra geral um tempo alegre e feliz, mas se houver excesso a chama pode queimar. Por isso devemos exercer moderação caso contrário a alegria pode dar lugar à histeria. Devemos permanecer focados, organizados e flexíveis para ter o melhor que este ano pode oferecer. Evitar tudo aquilo que implicar olhar demasiado tempo tal como estar muito tempo em frente a uma televisão ou computador.

Ming Gua 7, metal - INTROSPEÇÃO E ESTUDO (CASA 1, água)

Para os Ming Gua 7, este ano é casa Água 1. Boa relação entre metal e água, ciclo de alimentação, mas evitar relações frias. Um ano calmo e tranquilo, por vezes de imobilidade. Ótimo para estudar e desenvolvimento pessoal. Olhando para dentro podemos descobrir informação importante para o nosso futuro e aquilo que realmente queremos trazer para a nossa vida. É também um bom ano para procriar. Como a energia está toda virada para dentro não boa altura para sair. Melhor estar recolhido do que exposto. Em termos de finanças e projetos devemos ter uma visão conservadora e não correr riscos desnecessários. Evitar o frio e estar demasiado tempo de pé.

Ming Gua 8, solo - PREPARAÇÃO, PROGRESSO LENTO (CASA 2, solo)

Ano solo para uma pessoa solo. Na casa 2, o sucesso é obtido dando pequenos passo em direção ao objetivo. Um bom ano para gerir projetos e trabalhar com outros em direção ao objetivo. A natureza lenta deste ano pode ser por vezes frustrante especialmente em termos financeiros. No entanto, vantagens podem ser alcançadas através da experiência do conhecimento humano e da relação harmoniosa com os outros. Começar projetos este ano não é adequado. Em vez disso devemos forjar alianças e estruturar recursos assim como todas as outras preparações necessárias para o próximo ano arrancar. Evitar estar muito tempo sentado.

Descubra aqui o seu ming gua astrológico

1940 Ming gua 6
1941 Ming gua 5
1942 Ming gua 4
1943 Ming gua 3
1944 Ming gua 2
1945 Ming gua 1
1946 Ming gua 9
1947 Ming gua 8
1948 Ming gua 7
1949 Ming gua 6
1950 Ming gua 5
1951 Ming gua 4
1952 Ming gua 3
1953 Ming gua 2
1954 Ming gua 1
1955 Ming gua 9
1956 Ming gua 8
1957 Ming gua 7
1958 Ming gua 6
1959 Ming gua 5
1960 Ming gua 4

1961 Ming gua 3
1962 Ming gua 2
1963 Ming gua 1
1964 Ming gua 9
1965 Ming gua 8
1966 Ming gua 7
1967 Ming gua 6
1968 Ming gua 5
1969 Ming gua 4
1970 Ming gua 3
1971 Ming gua 2
1972 Ming gua 1
1973 Ming gua 9
1974 Ming gua 8
1975 Ming gua 7
1976 Ming gua 6
1977 Ming gua 5
1978 Ming gua 4
1979 Ming gua 3
1980 Ming gua 2
1981 Ming gua 1

1982 Ming gua 9
1983 Ming gua 8
1984 Ming gua 7
1985 Ming gua 6
1986 Ming gua 5
1987 Ming gua 4
1988 Ming gua 3
1989 Ming gua 2
1990 Ming gua 1
1991 Ming gua 9
1992 Ming gua 8
1993 Ming gua 7
1994 Ming gua 6
1995 Ming gua 5
1996 Ming gua 4
1997 Ming gua 3
1998 Ming gua 2
1999 Ming gua 1
2000 Ming gua 9
2001 Ming gua 8
2002 Ming gua 7
2003 Ming gua 6

X

sofialobocera.com

No right click