Artigos
O que escrevemos
Plantas

Foi no passado dia 13 de Fevereiro (2013) que começou o ano chinês, ano da serpente. Mas foi no dia 4 que se deu o Lap Chun, o começo da primavera. Os chineses, ao contrário dos ocidentais, comemoram o início das estações quando estas começam energeticamente. Nós, ocidentais, comemoramos o início das mesmas quando se dá o pico energético da estação, isto é, quando tudo está no seu auge e no seu esplendor, começando a diminuir a partir daí. Um bom exemplo é o início do verão, que comemoramos a 21 de Junho. Nesta data está-se no auge da estação, seguindo-se o seu declínio, marcado pela diminuição da duração dos dias.
Na primavera a energia crescente e a força da Natureza são impulsionadas, os jardins enchem-se de rebentos e ficam cheios de vida, proporcionando-nos agradáveis momentos de bem-estar.
O potencial de cada jardim pode ser elevado ao ponto de o trabalharmos de acordo com o Feng Shui, e por sua vez influenciar positivamente a vida de quem os usufrui.
As plantas de interior também têm um papel importante no Feng Shui, pois trazem a força da vida para dentro de casa e mantêm o ar fresco.

 Dependendo da forma, as plantas podem criar diferentes tipos de energia. Plantas verticais com folhas bicudas são úteis a sul e nos cantos para mover a energia. Nestas, deve garantir-se que os bicos das folhas não funcionam como energia nociva para um local onde esteja alguém sentado. As plantas de folhas redondas são mais yin e calmas e o norte é o melhor local para as colocar. As plantas devem estar saudáveis, caso contrário irão criar energia estagnada.
Uma jarra de flores ficará sem dúvida muito bonita numa sala, mas uma vez cortadas, elas estão tecnicamente mortas, além de que a sua água está parada. Por esta razão é preferível a colocação de um vaso com flores do que propriamente comprá-las e coloca-las numa jarra.
As plantas com características que representem os cinco elementos são as ideais. Todavia, são usadas plantas específicas em Feng Shui com intuitos próprios. Um exemplo, é a planta do dinheiro, a Crassula ovata, em que as suas folhas fazem lembrar moedas e representam a energia do elemento Metal.
Para as pessoas que não tenham hipótese de terem plantas em casa, podem usar quadros com as suas representações, sendo esta uma forma de introduzir este tipo de energia numa habitação.

X

sofialobocera.com

No right click