Artigos
O que escrevemos
Yin Yang

O conceito de Yin e Yang encontra os seus fundamentos na física e mecânica quântica, onde o mundo da vibração, ou seja, da energia, resulta do mundo da polarização, onde dois opostos se combinam entre si, o pólo positivo – Yang e o pólo negativo – Yin, dando origem a tudo o que constitui o Universo.

O Yin e o Yang formam o Tai Chi e este conceito resume-se no símbolo circular onde a parte branca representa o Yang e a parte preta o Yin.
Notará que ambos os pólos, o Yin e oYang, contêm no seu interior uma “semente”, que simboliza...

o potencial ou a origem da transformação no outro, ou seja, onde existe um equilíbrio constante da energia (chi) entre o Yin e o Yang. Um exemplo claro deste equilíbrio e que todos observamos facilmente são os dias e as noites onde o dia passa a noite e a noite ao dia sucessivamente.

O Yang representa a energia masculina e associa-se ao dia, ao calor, ao quente, ao Sul, ao Verão, a tudo o que é positivo. Já o Yin simboliza a energia feminina e está associado à noite, ao frio, ao Norte, ao Inverno, a tudo o que é negativo.


Entre o Yin e o Yang existem cinco estágios de energia, que representam também os cinco elementos – Árvore, Fogo, Solo, Metal e Água.
Árvore apresenta uma energia com movimento ascendente e está ligado à Primavera, às manhãs, às árvores, ao verde, ao crescimento, à rapidez e ao futuro.
Fogo tem um movimento expansivo, onde apresenta o máximo de expansão e o início da contracção. É rápido, instável e visível e está associado ao Verão, ao meio-dia, ao fogo em si, ao encarnado, ao calor, à euforia, à alegria e à paixão.
Solo assume um movimento descendente, de condensação e estabilidade. Representa o fim do Verão, o espaço entre cada estação do ano e a tarde. A sua energia é prática, de equilíbrio, harmoniosa e serena.
O Metal manifesta uma energia com movimento de contracção, onde esta vai para dentro. Representa o Outono, o final do dia, a introspecção, o controle e a disciplina.
Por fim, Água revela um movimento flutuante e está ligado ao Inverno, à noite, ao fluxo da vida, à sexualidade e à iniciativa.

Estas são as cinco transformações patentes no Tai Chi. 

X

sofialobocera.com

No right click