Artigos
O que escrevemos

Embora estejamos em Junho, parece que os dias e as noites quentes têm tardado em chegar, mas em breve estarão aí à porta. Com a sua chegada, torna-se essencial vestirmos roupas mais leves e mais frescas.

Quando chegar o tempo quente em que tem de mudar os seus roupeiros, isto é, trocar a roupa de inverno com a de verão, lembre-se de lavar os seus roupeiros por dentro e de selecionar as roupas que já não lhe fazem falta. Doe-as a quem mais precisa. A sua casa e o Ambiente agradecem! Até lá, todos os dias quando areja o seu quarto, deve abrir as portas dos seus roupeiros para que estes arejem também e renovem a sua energia, energia essa que é depositada nas suas roupas, que irá vestir e também proporcionar boa energia.

Ora, mas os dias começam a ficar mais quentes e é chegada a altura de começar a pensar em trocar o seu roupeiro, isto é, trocar as roupas de Inverno pelas roupas de Verão.

Desta forma, as roupas de Verão devem estar agora mais à mão, e as roupas da futura estação, o Inverno, passam para a zona de cima, a zona do futuro ou eventualmente para outro roupeiro.

Como deve organizar o seu roupeiro?

Existem inúmeras soluções segundo os profissionais de Home Organizer, mas de acordo com o Feng Shui, pretende-se criar aqui uma espécie de ciclo de continuidade. Assim, na zona que tem o varão, do lado esquerdo, pendure a roupa de cerimónia, ou a que usa só em dadas ocasiões. A seguir do maior para o mais pequeno, comece por colocar os seus vestidos, seguindo-se as blusas e peças da parte de cima e que são de pendurar. Posteriormente, pendure as saias, os calções e por fim as calças. No caso das calças, pendure-as conforme se vestem, ou seja, com o cós para cima e com a zona dos tornozelos para baixo.

Relativamente aos cabides, crie harmonia. Escolha cabides iguais e oriente-os todos da mesma forma, bem como a roupa. Por exemplo, coloque-os virados para dentro, e a roupa toda virada para o mesmo lado, idealmente para a direita. Assim, as costas ficam para a esquerda, lado Yin e a frente para a direita, lado Yang.

O mesmo de aplica nas calças.

Os sapatos, deverão então ficar por baixo desta zona do roupeiro. Idealmente em caixas. Caso os mesmos não estejam em caixas ou tenha um ou dois pares de fora, opte por coloca-los para fora se gosta de sair de casa, ou virados para dentro se é do estilo mais caseiro. Assim:

Organização dos sapatos consoante o objetivo que se pretende
Figura 1 – Organização dos sapatos consoante o objetivo que se pretende

Na outra zona do roupeiro, nas prateleiras, coloque a roupa de dobrar, como é o caso de camisolas, casacos e t-shirts. Idealmente, cada estilo deve ter a sua prateleira, isto é, camisolas numa, casaquinhos frescos noutra e as t-shirts noutra. As camisolas, mais quentes deverão ficar em baixo, os casaquinhos no meio, e nas prateleiras por cima destas, as t-shirts. Desta forma, à semelhança do Tai Chi, em que o Yin (mais frio) está em baixo e o Yang (mais quente) está em cima, assim fazemos com a roupa. Roupa para tempo mais frio em baixo, pois há climas que mesmo no Verão exigem uma camisola; e a roupa mais fresca para o tempo quente em cima.

tai chi
Figura 2 – Tai Chi

As roupas da estação oposta que vão para a parte superior do roupeiro ou até mesmo para outro roupeiro, depois de lavadas e comodamente guardadas, devem estar organizadas por texturas e idealmente por cores, tentando seguir assim o Ciclo dos Cinco Elementos – Água, Árvore, Fogo, Solo e Metal – Pretas, azuis, verdes, laranjas, encarnadas, roxas e afins, castanhos, amarelos, beijes escuras, beijes claras, brancas, cinzentas.

Cinco Transformações ou Cinco Elementos
Figura 3 – Cinco Transformações ou Cinco Elementos

A roupa interior e os pijamas devem ser guardados nas gavetas das mesas-de-cabeceira, pois é algo mais intimo, e por isso mais yin, pelo que devem/podem estar junto à zona de dormir.

Acessórios, tais como joias, bijutarias, cintos, lenços, cachecóis, luvas, chapéus, entre outros, devem ser colocados noutro móvel do quarto, como por exemplo uma cómoda ou um camiseiro.

E lembre-se, quando efetuar a troca de estação do seu roupeiro, lave-o por dentro com um pano espremido, anteriormente molhado em água quente com umas gotinhas de limão ou vinagre, para limpar as antigas energias!

X

sofialobocera.com

No right click